Rosberg faz a pole na Rússia e iguala marca de Piquet e Lauda
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, terminou em quinto
O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, largará em primeiro no GP da Rússia, em Sochi, neste domingo (1º). Na manhã de sábado (30), ele fez a pole com 1min35s417.
O também alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, registrou o segundo melhor tempo, sete décimos atrás do líder da temporada da F-1, mas sairá em sétimo. Ele perdeu cinco posições por ter trocado o câmbio.
O inglês Lewis Hamilton, companheiro de Rosberg, teve um problema no carro antes da última etapa da classificação e não saiu para a pista. Com isso, largará em décimo e precisará fazer uma corrida de recuperação.
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, terminou em quinto, mas ganhou a posição de Vettel. À frente dele sairão dois finlandeses: seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, em segundo, e Kimi Raikkonen, da Ferrari, em terceiro.
O brasileiro Felipe Nasr parou logo no Q1, a primeira etapa da classificação. Ele largará em 19º lugar. Além do representante da Sauber, outros cinco pilotos foram eliminados nessa fase: Magnussen, Palmer, Wehrlein, Haryanto e Ericsson.
No Q2, as atenções ficaram com o piloto da casa, Daniil Kvyat, da Red Bull. O russo conseguiu passar para a etapa decisiva nos últimos momentos. Pelo caminho ficaram Sainz, Button, Hulkenberg, Alonso, Grosjean e Gutierrez.
Antes do decisivo Q3, Hamilton teve um problema em seu carro e permaneceu nos boxes. Assim, abriu caminho para Rosberg faturar a 24ª pole da carreira com facilidade. O alemão igualou as marcas de Nelson Piquet e Niki Lauda e agora faz parte do grupo de dez pilotos que mais vezes largaram na frente. O recordista é Michael Schumacher, com 68 poles.
GRID DE LARGADA
1º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2º Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
3º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4º Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
5º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer)
6º Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
7º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
8º Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-TAG Heuer)
9º Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Ferrari)
10º Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
11º Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso-Ferrari)
12º Jenson Button (ING/McLaren-Honda)
13º Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
14º Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda)
15º Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
16º Esteban Gutiérrez (MEX/Haas-Ferrari)
17º Kevin Magnussen (DIN/Renault)
18º Jolyon Palmer (ING/Renault)
19º Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari)
20º Pascal Wehrlein (ALE/Manor-Mercedes)
21º Rio Haryanto (IDN/Manor-Mercedes)
22º Marcus Ericsson (SWE/Sauber-Ferrari)