Nico Rosberg voltou a superar Lewis Hamilton no Circuito de Suzuka, como havia feito em dois dos treinos livres, e faturou na madrugada deste sábado a pole position para o GP do Japão de Fórmula 1. O alemão buscou sua oitava pole ao marcar o tempo de 1min32s506, abaixo do 1min32s703 do companheiro inglês.
A dupla da Mercedes vem se revezando no topo da classificação desde o primeiro treino livre, na sexta-feira. E, neste sábado, a situação não mudou. Mesmo sem exibir a mesma vantagem das sessões anteriores, os dois pilotos mantiveram o domínio e se alternaram na ponta.
No Q3, porém, Rosberg reinou absoluto e deu poucas chances a Hamilton. Vindo de um abandono, na etapa passada, o alemão tenta correr atrás do prejuízo no Japão, após perder a liderança no campeonato. O inglês, por sua vez, até tentou alcançar o companheiro, mas não teve sucesso.
Ainda assim, impôs bom ritmo sobre o terceiro colocado no grid, o finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Felipe Massa na Williams. Ele anotou 1min33s128, contra 1min33s527 do brasileiro que vai largar do quarto posto. Os dois pilotos da Williams foram bem durante todo o treino e, nas três sessões da classificação, só ficaram atrás dos rivais da Mercedes.
Sem contar com motor Mercedes, o espanhol Fernando Alonso colocou sua Ferrari no quinto lugar do grid, com o tempo de 1min33s740. O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull e motor Renault, vai largar em sexto. Em seguida, vêm os pilotos da McLaren, com motores da Mercedes: o dinamarquês Kevin Magnussen e o inglês Jenson Button.
Em seu primeiro treino após anunciar a saída da Red Bull, Sebastian Vettel registrou o nono tempo na classificação. O tetracampeão confirmara poucas horas antes do treino que deixaria a equipe no fim da temporada. O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, completa o Top 10 do grid.
Em um treino sem maiores contratempos, duas punições movimentaram o grid. O francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, foi o 11º mais rápido, mas terá que largar somente da 20ª colocação por ter trocado seu motor – estourou o limite de cinco unidades na temporada.
O venezuelano Pastor Maldonado sofreu a mesma punição, porém sem perder tantas posições, porque já se classificara no pelotão do fundo, com o 17º tempo. Ele caiu para a última colocação.
Apesar da ameaça de tufão, que chegou a provocar rumores de antecipação da corrida, o GP do Japão tem largada marcada para as 3 horas deste domingo (horário de Brasília).
Confira o grid de largada do GP do Japão:
1º – Nico Rosberg (Alemanha/Mercedes)
2º – Lewis Hamilton (Inglaterra/Mercedes)
3º – Valtteri Bottas (Finlândia/Williams)
4º – Felipe Massa (Brasil/Williams)
5º – Fernando Alonso (Espanha/Ferrari)
6º – Daniel Ricciardo (Austrália/Red Bull)
7º – Kevin Magnussen (Dinamarca/McLaren)
8º – Jenson Button (Inglaterra/McLaren)
9º – Sebastian Vettel (Alemanha/Red Bull)
10º – Kimi Raikkonen (Finlândia/Ferrari)
11º – Sergio Perez (México/Force India)
12º – Daniil Kvyat (Rússia/Toro Rosso)
13º – Nico Hülkenberg (Alemanha/Force India)
14º – Adrian Sutil (Alemanha/Sauber)
15º – Esteban Gutierrez (México/Sauber)
16º – Romain Grosjean (França/Lotus)
17º – Marcus Ericsson (Suécia/Caterham)
18º – Jules Bianchi (França/Marussia)
19º – Kamui Kobayashi (Japão/Caterham)
20º – Jean-Eric Vergne (França/Toro Rosso)
21º – Max Chilton (Inglaterra/Marussia)
22º – Pastor Maldonado (Venezuela/Lotus)