Nico Rosberg desbancou o domínio que Lewis Hamilton vinha apresentando no Circuito das Américas e faturou a pole position para o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, no domingo. Vice-líder do campeonato, o alemão obteve sua nona pole da temporada, no treino classificatório deste sábado. O finlandês Valtteri Bottas vai largar em terceiro, ao lado do companheiro de Williams, o brasileiro Felipe Massa, no quarto posto.
Com a ponta do grid, Rosberg esquentou a briga pelo título porque vinha sofrendo revezes diante de Hamilton nas últimas provas. Em Austin, ele havia sido superado nos três treinos livres, incluindo o realizado nesta manhã. Mas, com um grande desempenho nesta tarde, deixou o companheiro para trás.
Apesar do revés, Hamilton segue em situação favorável no campeonato. Vindo de quatro vitórias consecutivas, ele tem 17 pontos de vantagem sobre o vice-líder. Um triunfo neste domingo o deixaria em condições de assegurar o título no GP do Brasil, dependendo de uma combinação de resultados.
O treino deste sábado contou com apenas 18 carros na pista, porque Caterham e Marussia não vieram aos Estados Unidos por conta de uma grave crise financeira – o futuro das duas equipes na F1 ainda é incerto. O GP norte-americano sofreu nova baixa na sexta, quando a Federação Internacional de Automobilismo confirmou punição ao alemão Sebastian Vettel, que terá que largar dos boxes. Assim, o grid deste domingo terá apenas 17 carros.
Sem os 22 monopostos de costume, a classificação contou com ligeira mudança no formato. Foram eliminados quatro carros no Q1 e Q2, restando 10 para o Q3. E Hamilton começou na frente, seguindo ritmo imposto nos três treinos livres. O inglês dominou o Q1, mas foi surpreendido por uma volta incrível de Rosberg no Q2. O alemão, então, passou a acumular boas voltas até confirmar a pole no Q3.
Somente os carros da Williams conseguiam se aproximar das marcas da Mercedes. Massa, terceiro mais rápido do último treino livre, chegou a ser o segundo mais rápido do Q1. Mas logo foi desbancado por Rosberg no Q2. Na última sessão, foi superado também por Bottas.
O Top 10 do treino contou ainda com o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, o inglês Jenson Button e o dinamarquês Kevin Magnussen, ambos da McLaren, o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, e o alemão Adrian Sutil, da Sauber.
Mas o grid será alterado por conta de outras duas punições. Button perdeu cinco posições por ter trocado a caixa de câmbio. Assim, caiu do 7º para o 12º lugar. E o russo Daniil Kvyat foi punido com a perda de 10 colocações após trocar um componente da unidade de potência. Deixou o 14º lugar obtido no treino e caiu para o último, o 17º
posto do grid.
A corrida deste domingo no Circuito das Américas, em Austin, será disputada a partir das 18 horas (horário de Brasília).
Confira o grid de largada para o GP dos Estados Unidos:
1º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3º – Valtteri Bottas (FIN/Williams)
4º – Felipe Massa (BRA/Williams)
5º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
6º – Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
7º – Kevin Magnussen (DIN/McLaren)
8º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
9º – Adrian Sutil (ALE/Sauber)
10º – Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
11º – Sergio Perez (MEX/Force India)
12º – Jenson Button (ING/McLaren)
13º – Nico Hülkenberg (ALE/Force India)
14º – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
15º – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
16º – Romain Grosjean (FRA/Lotus)
17º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)