Jonas Duarte

Sem levantar taça nos últimos anos, Goiás inicia estadual contra o atual campeão Grêmio Anápolis

Esmeraldino vai contar com quase todos os reforços, após longa disputa com Goianésia e terá um adversário cheio de mudanças pela frente

Com poucas mudanças e esperando treinador, Goiás visita o atual campeão Grêmio Anápolis. Foto: Rosiron Rodrigues - Goiás EC

A primeira rodada do Campeonato Goiano segue a todo vapor nesta quarta-feira (26) com mais três partidas. Pelo grupo A, as equipes favoritas a ficarem em primeiro e segundo se enfrentam logo de cara. O Grêmio Anápolis, atual campeão, recebe o Goiás no estádio Jonas Duarte, às 20h30 (horário de Brasília).

Atual campeão, o Grêmio Anápolis segue mantendo a mesma aposta na temporada: jovens jogadores. Apesar da saída de alguns, com foco no mercado português, outros foram contratados como o volante Éder Monteiro, do Vila Nova. Peças fundamentais no título do ano passado, Lucão e Ronald que estavam no Atlético Goianiense, já foram emprestados novamente, o primeiro foi para o Sanjoanense e o segundo para o Guarani.

A mudança também aconteceu no comando técnico. O campeão Cléber Gaúcho deixou a equipe, chegou a assumir o Brasil de Pelotas na última edição da Série B, mas não retornou para o estadual. Sendo assim, a Raposa foi atrás de William de Mattia, de 38 anos, que comandou o Nova Mutum por três temporadas, onde conseguiu o título da segunda divisão mato-grossense e também da primeira divisão.

Diferentemente do último ano, onde apostou em jovens jogadores para o estadual, o Goiás quer apresentar uma base que vai disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. De volta a elite nacional, o Esmeraldino segue sob o comando de Gláuber Ramos, enquanto a diretoria busca por um novo nome, após a recusa de Dorival Júnior, e tudo indica que será um treinador português, com diversos nomes especulados nas últimas semanas.

Dentro de campo, são poucas novidades. Reynaldo e Caio Vinicius tiveram seus contratos renovados para a temporada de 2022. Entre as contratações: Caetano, Everson, Auremir, Vinícius e Maguinho, sendo que entre esses, apenas o último não será relacionado para a estreia e ainda não foi regularizado. Após uma longa disputa com o Goianésia, referente a uma dívida por Michael, o Esmeraldino conseguiu um acordo com o CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas) e voltou a inscrever atletas.

Além destes nomes, o atacante Pedro Raul já está em Goiânia, mas ainda não foi oficializado, o que deve acontecer nos próximos dias. A diretoria segue em busca de reforços, mas volta suas atenções na procura por um novo treinador que terá pela frente o Campeonato Goiano, Copa do Brasil e Série A. Além disso, o Verdão tenta encerrar um jejum de três anos sem levantar a taça do troféu estadual.

FICHA TÉCNICA
Grêmio Anápolis x Goiás

Data: 26 de janeiro, 2022
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Jonas Duarte, em Anápolis-GO

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Márcio Soares e Roberto Pereira
4º árbitro: Artur Morais

Grêmio Anápolis: Alexandre Cajuru; Léo Simas, Luizão, Gustavo Santana e César Nunes; Lucas Silva, Éder Monteiro e Hericlis; Matheus Martins, Jair e Rodrigo Rocha. Técnico: William de Mattia

Goiás: Tadeu; Diego, Reynaldo, Caetano e Artur; Auremir, Fellipe Bastos e Élvis; Vinicius, Nicolas e Apodi. Técnico: Gláuber Ramos