Segundona

Série A não terá times goianos pela primeira vez em 7 anos

Última vez que a elite do futebol não teve representantes de Goiás foi em 2018

Com o rebaixamento do Atlético-GO matematicamente confirmado, é certo que a Série A de 2025 não terá times goianos. É a primeira vez desde 2018 que isso acontece, nas outras vezes em que Atlético-GO, Goiás e Vila Nova estiveram juntos na Série B no formato de pontos corridos, pelo menos um deles conseguiu subir.

Na Série B deste ano, Goiás e Vila Nova não tiveram forças para subir. O Tigre figurou entre os primeiros colocados e na reta final perdeu fôlego, já o Goiás começou em baixo e tentou uma recuperação mas não foi o suficiente. Na Série A o Dragão brigou na parte de baixo desde o começo e ficou  a maior parte do campeonato na lanterna.

Será a terceira vez que os rivais goianos se encontram na segunda divisão na era dos pontos corridos, e se a história se manter pelo menos um deles pode voltar à elite em 2026.

Em 2015 o Dragão era o único goiano na Série B, o Vila Nova estava disputando a terceira divisão e o Goiás estava na Série A. Naquele ano o Colorado foi campeão da terceirona e o Verdão terminou o campeonato rebaixado da Série A.

Em 2016 os três times mediram forças e o Atlético-GO sobrou na Série B, foi campeão sob o comando do técnico Marcelo Cabo, enquanto o Vila Nova terminou em 12° e o Goiás em 13° lugar. No ano seguinte, em 2017, o Atlético acabou rebaixado da Série A, Vila Nova e Goiás conseguiram se manter na segundona mais um ano.

No ano de 2018 foi a vez do Esmeraldino comemorar, não subiu com o título como fez o Dragão em 2016, mas conseguiu a quarta colocação na tabela e garantiu vaga para voltar à elite do Brasileirão. O Atlético-GO terminou na sexta colocação e o Vila Nova em sétimo lugar.

Dos três clubes apenas o Vila Nova ainda não experimentou a sensação de estar na Série A, nos dois últimos anos chegou perto, dependia de uma vitória em 2023 na última rodada, mas perdeu para o ABC de Natal, que já estava rebaixado, e acabou ficando pelo caminho. Em 2024 o Tigre ficou boa parte do campeonato no G-4 mas perdeu partidas importantes e acabou em 9° lugar, longe dos primeiros colocados.