STJD adia partida entre Goiás e São Paulo após casos de covid-19
Clube esmeraldino tem 10 jogadores com covid-19 e precisou acionar a Justiça Desportiva para conseguir alteração na agenda da CBF, que ainda não se manifestou sobre o caso
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou pedido do Goiás Esporte Clube para adiar a partida entre esmeraldinos e a equipe do São Paulo. O jogo estava previsto para às 16h deste domingo (9), no Estádio da Serrinha, em Goiânia. Nova data para realização da partida ainda não foi divulgada. Nesta manhã, 10 jogadores do time goiano testaram positivo para covid-19, oito deles titulares; nomes ainda não foram confirmados.
Nomes ainda não foram confirmados, mas especula-se que os prováveis casos positivos são: Tadeu; Fábio Sanches; Jeferson; Deivid Duarte; Sandro; Ratinho; Keko; Rafael Moura.
A equipe tricolor chegou a entrar em campo, mas logo foi avisada de que não haveria partida. Jogadores e comissões técnicas aguardam a chegada da liminar ao local do jogo. A transmissão preparada para Goiás e São Paulo já foi tirada do ar para dar lugar à veiculação da partida entre Flamengo e Atlético Mineiro.
O Esmeraldino entrou com uma medida cautelar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi omissa no caso e se manifestou apenas após o horário previsto para iniciar a partida.
Os 23 jogadores estavam concentrados na sede do clube, sendo dois para cada quarto. Houve problemas na realização do primeiro teste, feito ainda na quinta-feira. A CBF pediu para invalidar o teste por problemas relativos ao laboratório.
Houve um erro de armazenamento por parte do laboratório responsável e os testes precisaram ser refeitos na sexta-feira (7). Por isso, os resultados começaram a sair só neste final de semana.
“Recebemos o laboratório Albert Einstein quinta-feira. Os atletas foram testados. Depois recebemos o comunicado de que os testes foram mal acondicionados. Tivemos que repetir, foi prometido que os resultados sairiam ontem (sábado) às 16 horas. Saíram hoje cedo, ou seja, está tudo errado”, afirmou Marcelo Almeida, em entrevista ao Lance. O Goiás aguarda os resultados dos novos exames realizados hoje”, disse o presidente Marcelo Almeida em entrevista ao Globo Esporte.
Em entrevista coletiva, Marcelo Almeida disse que o Goiás fez uma contraprova dos dez resultados iniciais que deram positivo, e em nove deles o resultado foi o mesmo e apenas um deu negativo.
O Goiás solicitou informações a CBF, mas a entidade foi omissa e não se manifestou quanto ao assunto. O advogado do alviverde, Dyogo Crosara, em entrevista à Rádio Sagres 730, relatou que houve “claro descumprimento do protocolo”.
Amostras
O Hospital Albert Einstein identificou uma falha técnica na coleta das amostras, feita em um laboratório parceiro em Goiás, para realização de teste RT-PCR em atletas e equipes dos clubes Vila Nova e Goiás.
Foram solicitadas novas amostras antes do processamento dos exames. Elas foram refeitas e encaminhadas para análise no laboratório do hospital em São Paulo, sem nenhum prejuízo aos prazos estabelecidos para apresentação dos resultados.
O São Paulo não se manifestou sobre o assunto. Nenhum jogador do clube paulista testou positivo para Covid-19.
Caso semelhante
A CBF adiou partida entre Treze e Imperatriz pela Série C do Brasileirão. 12 de 19 jogadores do Imperatriz testaram positivo em prova e contraprova.