CLASSIFICADA

Tatiana Weston-Webb bate número um do mundo e avança às quartas no surfe

Tatiana Weston-Webb agora irá enfrentar a espanhola Nadia Erostarbe

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Tatiana Weston-Webb provou mais uma vez seu favoritismo no surfe feminino. Nesta quinta-feira (1), a brasileira mandou para casa ninguém menos que a norte-americana Caitlin Simmers, atual número um do Circuito Mundial, e avançou às quartas de final das Olimpíadas de Paris, que está sendo realizada em Teahupoo, no Taiti.

A brasileira começou melhor a bateria. Em um mar pequeno e irregular, e sem os clássicos tubos dos dias anteriores, Tatiana apostou em manobras na primeira onda e foi recompensada: 6,17, a maior nota do dia até o momento.

Enquanto Caitlin encontrava dificuldades para encontrar uma boa onda, Tati se mostrava ativa na bateria.

Poucos minutos depois da sua primeira onda, ainda sem a prioridade, encontrou um tubo, raro nesta quinta-feira, e conseguiu uma nota idêntica – outro 6,17.

Na combinação, quando uma surfista precisa de mais de dez pontos para virar, ou seja, duas ondas, Caitlin tentou dropar mais duas ondas apenas, mas caiu em ambas e terminou com um somatório de apenas 1,93 contra 12,34 da brasileira.

Nas quartas de final, a brasileira enfrenta Nadia Erostarbe (ESP), que eliminou a japonesa Shino Matsuda na bateria anterior.

Apesar de nunca ter feito parte da elite, a espanhola vive um dos seus melhores momentos, ocupando a sexta posição do Challenger Series da World Surf League (WSL) – que corresponde à segunda divisão mundial – as cinco melhores sobem ao Circuito Mundial.