TRIUNFO

Bia Haddad vence promessa russa e se torna primeira brasileira a chegar 3ª fase do Australian Open

Na próxima fase, Bia Haddad irá enfrentar Maria Timofeeva, de 20 anos

Bia Haddad durante o Australian Open. Foto: Divulgação - Australian Open

LUIS EDUARDO DE SOUSA
CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – A tenista brasileira Beatriz Haddad Maivai venceu a promessa russa de apenas 16 anos, Alina Korneeva, na madrugada desta quarta-feira (17). A vitória a classificou para a terceira rodada do Australia Open, feito inédito em sua carreira.

Bia Haddad venceu a partida na Rod Laver Arena, em Melbourne, por 6/1 e 6/2. A brasileira, que é a número 12 do mundo, participou três vezes da segunda rodada do torneio, onde sofreu baixas e foi eliminada.

Para a próxima fase, a brasileira de 27 anos chega como favorita, já que sua rival será a jovem Maria Timofeeva, de 20 anos, número 170 do mundo.

Bia ainda reforçou seu recorde de brasileira que mais participou de jogos pelo torneio. Foi sua nona partida pelo Aberto da Australia.

Antes dela, o recorde pertencia a Maria Esther Bueno, considerada a maior tenista da história do Brasil, que disputou oito jogos válidos pelo torneio.

Na quadra, o confronto durou 1h e 20, tendo Bia vencido por dois sets a 0, por 6/1 e 6/2.
A primeira etapa de jogo foi de tranquilidade para a brasileira, que abriu 3 a 1 em apenas 16 minutos e, aos 29, já tinha 5 a 1 no placar.

O segundo set se iniciou com um saque da russa que foi rebatido por Bia, abrindo 2 a 0. Depois, o jogo se equilibrou, e a jovem de apenas 16 anos deu trabalho para a brasileira, mantendo a partida por um bom tempo a 4 a 2. Finalmente, a russa cometeu uma dupla falta e sagrou a vitória da brasileira.

“Eu sei como é difícil estar aqui, ser brasileiro, e ser mulher”, comentou Bia após sua vitória. Essa é a quinta vez que a brasileira disputa o Aberto.