Tunísia vira sobre o Panamá e volta a vencer em Copas após 40 anos
A equipe africana venceu os panamenhos por 2 a 1, assumindo a terceira posição, com três pontos. O Panamá, em quarto, se despediu sem pontuar. As duas seleções entraram em campo já eliminadas
A Tunísia guardou sua melhor atuação para o último jogo na Copa do Mundo e venceu o Panamá por 2 a 1, nesta quinta-feira (28), na Arena Mordovia. Em jogo de eliminados do grupo G, os panamenhos saíram na frente com gol contra de Meriah, mas os tunisianos viraram com Ben Youssef e Khazri. É a primeira vitória tunisiana em Copas do Mundo desde 1978, ano em que o país estreou no torneio. Na ocasião, o México foi a vítima da seleção africana.
Desde então, tinham sido três participações com um empate e duas derrotas em cada, mas a escrita foi quebrada nesta quinta-feira. Para o Panamá fica a mistura de sentimentos: orgulho pela primeira vez na Copa e desapontamento pela virada sofrida. A Tunísia mostrou seu melhor futebol nesta Copa do Mundo, aproveitando a fragilidade do Panamá no meio-campo. Conseguiu entrar na área adversária com certa frequência e foi superior ao longo de toda a partida. Chamou a atenção a boa troca de passes nos lados do campo, que abriu a defesa panamenha e criou espaços.
Os 20 minutos iniciais foram dos tunisianos, que em dois cruzamentos levaram perigo ao gol de Penedo. Primeiro, o desvio de Ben Youssef não tomou a direção do gol. Depois, Bedoui cabeceou no cantinho e obrigou o goleiro panamenho a se esticar. A esta altura o Panamá não conseguia se encontrar, dava a bola ao adversário e tinha dificuldades para dar velocidade aos seus ataques.
O jogo tinha mais a cara da Tunísia quando o Panamá saiu na frente. A seleção centro-americana encontrava problemas para chegar à área adversária, mas usou a bola parada para avançar. Após falta no meio-campo, a seleção foi inteira à frente, fez número e conseguiu ganhar dois rebotes seguidos. No segundo, o chute de José Rodríguez desviou em Meriah e entrou.
Voltando do intervalo com mais iniciativa, os tunisianos empataram em cinco minutos. A jogada foi toda trabalhada entre as linhas de marcação do Panamá, que ficaram bagunçadas por um drible de Sliti. Ele encontrou Khazri na direita e viu o atacante cruzar para Ben Youssef empurrar a gol. O empate animou a equipe, que teria virado a partida no lance seguinte se Ben Youssef não tivesse perdido chance clara na frente do goleiro.
A Tunísia conseguiu impôr seu ritmo ao jogo e, a partir daí, o segundo gol virou questão de tempo. Aos 20 minutos, Haddadi escapou pela esquerda e fez ótimo passe para Khazri aparecer às costas da zaga e completar. Mais um gol coletivo e bem construído.O Panamá ainda viu o empate perto em duas oportunidades. Aos 27min, Bárcenas acertou o ângulo com um chutaço da entrada da área, mas a arbitragem paralisou a jogada panamenha pois Tejeda teria feito falta em Meriah no instante anterior.
A jogada foi polêmica, mas o árbitro Nawaf Shukralla não teve o auxílio do vídeo para rever ou confirmar a decisão do campo. Já nos minutos finais, uma bola cruzada quase rendeu o empate, mas a jogada foi interrompida por impedimento.
FICHA TÉCNICA
PANAMÁ – Penedo; Machado, Román Torres (Tejada), Escobar, Ovalle; Gabriel Gómez, José Rodríguez, Godoy, Ávilla (Arroyo), Bárcenas; Gabriel Torres (Cummings). T.: Hermán Gómez
TUNÍSIA – Mathlouthi; Nagguez, Bedoui, Meriah, Haddadi; Skhiri, Ben Youssef, Chaaleli, Sassi (Badri), Sliti (Khalil); Khazri (Srarfi). T.: Nabil Maaloul
LOCAL – Arena Mordovia, em Saransk
GOLS – Meriah (contra) (P), aos 32min do primeiro tempo; Ben Youssef (T), aos 5min do segundo tempo; Khazri (T), aos 20min do segundo tempo