Automobilismo

Turismo Nacional tem corridas emocionantes no fim de semana em Goiânia

Gui Sirtoli evitou os 100% de aproveitamento de Juninho Berlanda e venceu a última prova do dia na categoria A

Festa de Gui Sirtoli no topo do pódio da última prova da etapa de Goiânia. Foto: Duda Bairros - Stock Car

O segundo dia de abril marcou o desfecho da primeira etapa da temporada 2023 da Turismo Nacional. Repaginada neste ano com a adoção de novo pacote técnico, com motores mais potentes e câmbio paddle-shift, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil manteve sua essência e entregou mais duas corridas bastante emocionantes neste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

Juninho Berlanda venceu mais uma prova pela manhã com seu Toyota Yaris, mas não conseguiu manter os 100% de aproveitamento no fim de semana: a bordo do Chevrolet New Onix, Gui Sirtoli faturou a última corrida do dia na categoria A. Na B, Augusto Freitas conquistou o topo do pódio nas duas disputas de um dia bastante quente no Planalto Central.

Com a segunda melhor volta da primeira classificação de sexta-feira, Juninho Berlanda largou na frente e partiu para dar sequência a uma jornada até então perfeita em Goiânia. O catarinense foi seguido por Pablo Alves e Gui Sirtoli, enquanto Augusto Freitas era o melhor colocado na categoria B.

Berlanda conseguiu abrir boa vantagem logo no início, mas a corrida teve grandes disputas no meio do pelotão, com direito a uma bela batalha entre Ewerson Dias, Augusto Freitas e Célio Vinícius. Os três andaram lado a lado no fim da reta principal. Pouco depois, Fabrício Lançoni e Faruk Araújo enfrentaram problemas e abandonaram a prova.

Juninho Berlanda disparou na frente e partiu para a quinta vitória do fim de semana. Nas voltas finais, a disputa pelo segundo lugar foi intensa entre Pablo Alves e Gui Sirtoli. Mas ao fim de 13 voltas, a ordem dos três primeiros foi mantida, com Berlanda em primeiro, Pablo Alves em segundo e Gui Sirtoli fechando o top-3. Quarto colocado no geral, Augusto Freitas foi o melhor da B e Ewerson Dias ficou em primeiro na Sênior.

A prova final da etapa de abertura do campeonato teve Gui Sirtoli na pole, enquanto Berlanda teve de sair do fim do grid, em uma quase repetição do que foi a corrida 3, disputada no sábado. Juninho conseguiu ganhar muitas posições e alcançou o cascavelense, com quem lutou pela vitória nas últimas voltas.

Mas diferente do que aconteceu um dia atrás, desta vez Sirtoli resistiu à pressão do catarinense e manteve a ponta para vencer pela primeira vez na temporada. Berlanda terminou em segundo, com apenas 0s347 de diferença para o ponteiro, enquanto Pablo Alves garantiu mais um top-3 na etapa. Augusto Freitas faturou mais uma na B, enquanto Ewerson Dias completou o fim de semana invicto na classe Sênior, destinada a pilotos acima de 54 anos.

Sirtoli destacou o esforço e o trabalho feito com a equipe para se defender e fechar a etapa com vitória na categoria A. “Aproveitei o início da corrida para abrir distância. Sabia que eles viriam muito rápido e sabia como segurá-los. O Luciano [coach] me ajudou muito no rádio também, e por isso consegui me defender”, disse.

“Fiz uma boa corrida, uma exibição bem bacana. Foi uma prova muito suada, de muita pressão. Foi uma disputa muito limpa com o Juninho, e parabéns a ele também”, complementou o piloto ao elogiar a disputa travada com Berlanda.

A Turismo Nacional volta a acelerar em 28 de maio, em um dos autódromos mais tradicionais do automobilismo brasileiro: Tarumã, em Viamão (RS), região metropolitana de Porto Alegre, receberá a segunda etapa da temporada de 2023.

Corrida 5 (cinco primeiros):
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 13 voltas em 23min14s249
2º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 8s613
3º – Gui Sirtoli (A, Chevrolet New Onix), a 9s845
4º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 25s644
5º – Fabiano Cardoso/Thiago Tambasco (A, Chevrolet New Onix), a 32s397

Corrida 6 (cinco primeiros):
1º – Gui Sirtoli (A, Chevrolet New Onix), 13 voltas em 23min37s852
2º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), a 0s347
3º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 3s702
4º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 7s073
5º – Fabrício Lançoni/Nilton Rossoni (A, Chevrolet New Onix), a 7s350
8º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 21s015

Classificação do campeonato após uma etapa
Categoria A
1º – Juninho Berlanda, 127 pontos
2º – Pablo Alves, 85
3º – Nilton Rossoni/Fabrício Lançoni, 75
4º – Ernani Kuhn, 75
5º – Gui Sirtoli, 72
6º – Arthur Scherer, 66
7º – Rodrigo Elger, 60
8º – Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso, 59
9º – Beto Pontes, 50
10º – Faruk Araújo/Cesar Labrea, 31

Categoria B
1º – Augusto Freitas, 120
2º – Célio Vinícius/Jairo Andrade, 102
3º – Ewerson Dias, 92
4º – Junior Helte, 88

Turismo Nacional: Calendário 2023
Etapa / Data / Local / Observação
02 – 28 de maio – Tarumã (RS)
03 – 11 de junho – Interlagos (SP) – com TCR
04 – 13 de agosto – Goiânia (GO)
05 – 24 de setembro – RS ou Cascavel (PR) – com TCR
06 – 03 de dezembro – Brasília (DF) – com TCR