Campeonato Carioca

Vasco derrota Flamengo e enfrenta Botafogo na decisão

Além de um lugar na decisão, os vascaínos acabaram com um jejum de 11 jogos sem derrotar seu maior rival.


//

O Vasco conquistou a vaga para a final do Campeonato Carioca ao vencer o Flamengo por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã.

O clássico teve dose de polêmica, pois o gol da classificação cruzmaltina veio em pênalti contestado pelo rubro-negros. Além de um lugar na decisão, os vascaínos acabaram com um jejum de 11 jogos sem derrotar seu maior rival.

O primeiro tempo foi muito equilibrado, com poucas chances de gol. Já a etapa final foi disputada sob muito nervosismo, principalmente após o pênalti marcado para o Vasco, convertido por Gilberto, que deu a classificação para os cruzmaltinos.

Na final, o Vasco terá pela frente o Botafogo. A primeira partida de decisão vai acontecer no próximo domingo.

O JOGO

O Clássico dos Milhões começou de forma equilibrada com cinco finalizações para cada lado, mas com as melhores chances concluídas pela equipe rubro-negra. Aos 19 minutos, Luiz Antônio cruzou e Alecsandro ajeitou para Everton bater para fora. Dez minutos depois, o meia sofreu falta cobrada pelo volante, que tirou tinta da trave.

O principal lance do primeiro tempo ocorreu aos 30 minutos: Alecsandro recebeu um belo cruzamento de Éverton e finalizou rápido. Mas o goleiro vascaíno defendeu. Na saída para o intervalo, o camisa nove rubro-negro comentou o lance e o jogo. “Uma bola rápida, que procurei advinhar onde ia cair. Me antecipei ao Rodrigo e foi uma grande defesa do Martín Silva. O jogo está forte e não tem nada definido. Muita marcação e esquema tático bem definido”, destacou.

No segundo tempo, o Flamengo começou melhor na sequência da partida com Arthur Maia no lugar do Luiz Antônio. Aos 13 minutos, Everton chutou para o gol após passe de cabeça de Alecsandro. Dois minutos depois, Serginho entrou na área e dividiu com Wallace. A arbitragem marcou pênalti, convertido por Gilberto. Dez minutos depois, o técnico Vanderlei Luxemburgo tirou Everton e Marcelo Cirino para a entrada de Gabriel e Eduardo.

Aos 34 minutos, Gabriel recebeu livre na pequena área e finalizou com precisão, mas Martin Silva fez grande defesa. Seis minutos depois, Pico tentou cruzar para Alecsandro tirar a bola. O Flamengo insistiu nas jogadas para a área até o apito final, mas não conseguiu o gol da classificação.