HOMENAGEM

Veja como será estátua de Dunga, capitão do tetra, na cidade em que nasceu

Estátua do ex-jogador Dunga será instalada entre prédios da prefeitura de Ijuí, cidade do interior do Rio Grande do Sul onde ele nasceu

A pequena cidade de Ijuí, no interior do Rio Grande do Sul, inaugura no dia 20 de dezembro uma estátua para homenagear um de seus filhos mais ilustres: o ex-jogador de futebol Carlos Caetano Bledorn Verry, o Dunga, que o capitão da seleção brasileira na conquista do tetracampeonato mundial, em 1994.

O projeto é de iniciativa do Ministério da Cultura, com o apoio de patrocinadores como as Farmácias São João, Lojas Fricke e da própria prefeitura de Ijuí. Recebeu recursos da Lei Rouanet e ficará entre os prédios da prefeitura municipal, em um perímetro que foi batizado como ‘Espaço Capitão Dunga’.

Esse projeto foi concebido em três etapas, que foram além da mera produção da estátua do ex-jogador.

A primeira foi a realização de oficinas de artesanato que envolveram professores e estudantes da rede municipal. A segunda foi a realização de uma exposição de arte, com a participação de artistas locais da Associação dos Artistas Visuais de Ijuí (AAVI), cuja proposta foi a de homenagear talentos do esporte da região.

Última etapa: homenagem a Dunga

A terceira e última etapa consiste na instalação de uma estátua em bronze, criada pelos artistas plásticos Iouri Petrov e André Ajambuja. A obra mostra Dunga o gesto de erguer a taça da Copa do Mundo no estádio Rose Bowl após a final contra a Itália. Tem aproximadamente três metros de altura e pesa aproximadamente 230 kg.