Automobilismo

Veja datas, horários e tudo sobre o GP da Arábia Saudita

A Federação Internacional de Automobilismo confirmou que existe uma investigação de manipulação de resultado por parte do presidente da entidade, Mohammad ben Sulayem

Fernando Alonso, da Aston Martin, passa por Sergio Perez, da Red Bull, no GP da Arábia Saudita — Foto: Giuseppe Cacace/AFP

(UOL/FOLHAPRESS) – A Fórmula 1 chega com o circo pegando fogo na Arábia Saudita, com crises por todos os cantos. Depois de Christian Horner demonstrar que tem o apoio do principal acionista da Red Bull após passar por investigação por conduta imprópria com uma funcionária, o pai de Max Verstappen, Jos, disse que, se ele continuar no comando da equipe, ela vai “explodir”. Não espera-se que Jos esteja presente em Jeddah.

A Federação Internacional de Automobilismo confirmou que existe uma investigação de manipulação de resultado por parte do presidente da entidade, Mohammad ben Sulayem. Ele teria pedido para que uma punição dada a Fernando Alonso fosse cancelada. Isso aconteceu, e o espanhol retomou o pódio que tinha perdido justamente no GP da Arábia Saudita do ano passado.

Na pista, é um bom momento de colocar à prova a vantagem que a Red Bull demonstrou na primeira corrida do ano, vencida com muita folga por Max Verstappen. A pista tem características menos favoráveis ao RB20 do que o Bahrein, mas mesmo assim a Red Bull fez a dobradinha no ano passado.

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COMO ACOMPANHAR O GP DA ARÁBIA SAUDITA:

Sexta-feira, 7 de março

Treino livre 1, 10h30 às 11h30 (transmissão começa às 10h20 no Bandsports, site da Band, BandPlay)

Treino livre 2, das 14 às 15h: BandSports (transmissão começa às 13h50 no Bandsports, site da Band, BandPlay)

Sexta-feira, 8 de março

Treino livre 3, das 10h30 às 11h30: (transmissão começa às 10h20 no Bandsports, site da Band, BandPlay)

Classificação, das 14h às 15h: (transmissão começa às 13h30 no Bandsports, site da Band, BandPlay)

Sábado, 9 de março

Corrida, 14h: Bandeirantes (transmissão começa às 13), Rádio Bandeirantes, BandNewsFM, site da Band, BandPlay

RAIO-X DO CIRCUITO DA CORNICHE DE JEDDAH

Distância: 6.174m

Número de voltas: 50

Recorde em corrida: 1min30s734 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2021)

DRS – 3 zonas

DRS 1: Detecção após a curva 17 e ativação entre as curvas 20 e 22

DRS 2: Detecção na curva 22 e ativação entre as curvas 23 e 27

DRS 2: Detecção na curva 27 e ativação na reta principal

Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)

RESULTADO DE 2023

Pole Position: Sergio Perez (MEX/Red Bull) – 1min28s265

Pódio da corrida:

1º Sergio Perez (MEX/Red Bull) – 1h21min41s

2º Max Verstappen (HOL/Red Bull) +5s355

3º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin) +20s782

CARACTERÍSTICAS DO CIRCUITO DA CORNICHE DE JEDDAH

A pista é formada por retas longas e freadas fortes seguidas de curvas de baixa velocidade, então as equipes buscam um meio termo para os acertos: se colocarem muita asa, são lentos na reta e, se colocarem pouca asa, o carro fica nervoso nas curvas.

O trecho mais complicado do circuito é a curva 10, onde costumamos ver os pilotos fritando os pneus. Isso acontece porque é uma curva com trajetória fechada e uma inclinação para o lado de fora. Contornar bem a curva 10 é importante porque uma das três zonas de DRS é justamente depois dela.

A pista tem várias pequenas mudanças para a terceira edição do evento. A maioria delas é nas zebras, que foram levantadas. Algumas áreas de escape agora têm asfalto mais rugoso para evitar polêmicas com limites de pista. E as principais mudanças foram nas curvas 14 e 20, cuja área de escape na parte interna foi ampliada para aumentar a visibilidade.

CURIOSIDADES SOBRE O GP DA ARÁBIA SAUDITA

O projeto inicial era que essa pista de Jeddah não fosse a casa oficial da F1 na Arábia Saudita, devido à construção de um circuito em Qiddiya, que está atrasado. As primeiras fotos da pista projetada pelo ex-piloto da F1 Alex Wurz foram lançadas nesta semana e contam com uma elevação de 70 metros na primeira curva, equivalente a um edifício de 20 andares. A pista deve passar a receber a F1 em 2027.

Jeddah fica às margens do Mar Vermelho e tem um porto importante, que faz da cidade a segunda maior da Arábia Saudita. O lugar é famoso por servir de base para a peregrinação para Meca, local mais sagrado da religião muçulmana. É em Jeddah, também, que acredita-se que Eva foi enterrada, em um lugar que hoje fica no coração da cidade.

Esta será a quarta casa da Fórmula 1 no Oriente Médio. O primeiro país da região a receber a categoria foi o Bahrein, em 2004, seguido pelos Emirados Árabes Unidos, em 2009. E a prova do Qatar entrou como substituta da Austrália em 2021 e tornou-se permanente no calendário a partir de 2023. Mas a presença de investimentos da região na categoria começou ainda no final da década de 1970 começando justamente pelos sauditas, que patrocinaram a Williams. Outro empresário do país, Mansour Ojjeh, começou uma parceria de décadas com a McLaren também nesta época. nesta quarta-feira (6), a petrolífera Aramco é uma das parceiras globais da F1.