COMEMORAÇÃO

Vila Nova completa 78 anos de fundação com muitas histórias e glórias

O Vila Nova completa nesta quinta-feira (29) mais um ano de fundação. O colorado, soma…

O Vila Nova completa nesta quinta-feira (29) mais um ano de fundação. O colorado, soma agora 78 anos de muita luta, história e conquistas. Porém em meio a disputa da Série B e por conta do momento de pandemia vivido, a diretoria não irá comemorar de forma efusiva, apenas algumas ações, como lançamento do site e sorteio de camisas e um show no bar Resenha Colorada, dentro do OBA.

O clube também está focado na disputa da segundona, no qual a equipe não vive uma grande fase. Neste sábado (31), o time entra em campo contra o Guarani, em Campinas. Com 15 pontos, o time ocupa a 14ª colocação da competição. A equipe, que ainda não venceu no OBA, também está com um jejum de 4 partidas sem vitória, são 2 empates e duas derrotas.

História

Fundado em 1943 pelo Padre José Balestiere, o clube ganhou o nome devido ao bairro onde foi fundado, a Vila Nova, que é conhecida como a vila mais famosa. Porém nem sempre a equipe teve o mesmo nome, a equipe já se chamou Operário, Araguai, Fênix, até voltar a se chamar Vila Nova novamente, em 1955. Sob o comando de Onésio Brasileiro Alvarenga, que hoje dá nome ao estádio do clube, o Tigrão passou a figurar entre os principais times do estado.

O primeiro título veio em 1961 e logo no ano seguinte, 1962, o clube se sagrou bicampeão goiano. Em 1963, o Vila Nova se tornou a primeira equipe do estado a participar da Taça Brasil, o campeonato Brasileiro. As décadas de 70 e 80 foram de glórias para o clube, que conquistou 8 dos seus 15 títulos estaduais. Dentre eles, o time foi o primeiro tetracampeão goiano, de 1977 até 1980.

Além do futebol, o clube também se destacou no basquete, em 1973, foi campeão Brasileiro e se credenciou a jogar o Sul-Americano, em 1974, no qual conquistou o troféu de campeão. O clube é o único goiano a ter um título internacional em qualquer modalidade.

Apesar dos momentos de glória entre os anos 70 e 80, o primeiro título nacional no futebol só veio em 1996, com a conquista da Série C. Troféu esse, que o clube levantou outras duas vezes, em 2015, com mais de 40 mil pessoas no Serra Dourada, e em 2020, essa sem o torcedor poder acompanhar de perto.

Com muitos anos de glórias, o time também passou dificuldades, com inúmeras trocas na presidência, fato esse que deixou o clube em mals lençóis em alguns momentos, com crises financeiras e rebaixamentos catastróficos.

Se em âmbito nacional o time conquistou o último título em 2020, no cenário goiano, o clube ainda busca se reerguer. A última conquista de estadual da equipe foi em 2005, são 16 anos de jejum colorado, o que assombra a torcida colorada.