O que parecia impossível aconteceu: o Vila Nova, que para muitos estava condenado ao rebaixamento, venceu seu terceiro jogo consecutivo e acaba de deixar a lanterna do Campeonato Brasileiro da Série B. Neste sábado à noite, no Estádio Frasqueirão, em Natal (RN) o time goiano bateu o ABC por 2 a 0, atingindo os 14 pontos. Igualou-se em pontos com a Portuguesa, mas leva vantagem no número de vitórias: 4 a 2.
Esta foi a terceira vitória seguida do Vila, que antes tinha batido o Oeste, por 3 a 1, em Itápolis, e depois o Vasco da Gama por 2 a 1, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O ABC, que tinha vencido o Ceará, em Fortaleza, continua com 24 pontos, no 11.º lugar.
Mesmo atuando fora de casa, o Vila Nova demonstrou uma postura mais coerente, dominando as ações no meio de campo e não permitindo as infiltrações e finalizações do ABC. A única chance real do time potiguar aconteceu no “quase”. Rogerinho cobrou falta com efeito, encobrindo a barreira. A bola tirou tinta da trave esquerda de Cléber Alves.
O Vila respondeu num chute cruzado de Xuxa. Mas foi no final do primeiro tempo que abriu o placar. O primeiro gol goiano saiu aos 41 minutos. Léo Rodrigues fez o cruzamento pelo lado direito para a pequena área, onde Jheimy esticou o pé e se antecipou à marcação.
Naquela altura era melhor o primeiro tempo terminar daquele jeito para o ABC, mas veio o segundo golpe. O zagueiro Marlon saiu jogando errado, Jheimy recuperou e cruzou para o outro lado. Christiano mergulhou e desviou de cabeça, aos 47 minutos.
Neste meio tempo, o lateral Renato, machucado, foi substituído por Patric. Na volta do intervalo, Zé Teodoro abriu mão do esquema com três volantes e colocou Lúcio Flávio no lugar de Daniel Amora. Mas não era a noite do ABC, que não melhorou e muito menos ameaçar a defesa goiana. Só arriscou em chutes de longe, mas nenhum exigiu do goleiro Cléber Alves.
Pela 19.ª rodada, a última do primeiro turno, o ABC vai até a cidade de Bragança Paulista enfrentar o Bragantino, que ocupa vaga dentro da zona do rebaixamento, no outro sábado a partir das 16h10. Antes, na terça-feira, vai enfrentar o Vasco da Gama, terça-feira, pela Copa do Brasil, abrindo as oitavas de final. De outro lado, o Vila Nova abre a mesma rodada, terça-feira à noite, a partir das 21h50, contra a Portuguesa, outro representante paulista ameaçado pelo descenso.
FICHA TÉCNICA:
ABC 0 X 2 VILA NOVA-GO
GOLS – Jheimy, aos 41, e Christiano, aos 47 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Valdicleuson Silva da Costa (AP).
CARTÕES AMARELOS – Radamés e Felipe Macena (Vila Nova).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Frasqueirão, em Natal (RN).
ABC – Gilvan; Renato (Patric), Suéliton, Marlon e Luciano Amaral; Fábio Bahia, Daniel Amora (Lúcio Flávio), Michel e Rogerinho (Junior Timbó); João Paulo e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro.
VILA NOVA-GO – Cléber Alves; Léo Rodrigues, Gustavo, Alisson e Christiano; Jeferson, Radamés, Felipe Macena, Júnior Xuxa (Mateus Anderson) e Paulinho (Nenê Bonilha); Jheimy (Ítalo). Técnico: Márcio Azevedo.