Planeta Brazuka

Yuri Tanque marca os dois primeiros gols na temporada e vai para a seleção da segunda rodada da K-League 1

A equipe da ilha Jeju não vencia o primeiro jogo da K-League em casa desde a temporada 2016

No último fim de semana, um jogador brasileiro roubou os holofotes na Coreia do Sul ao marcar dois gols e entrar para a seleção da segunda rodada da K League, principal competição de pontos corridos do país. Trata-se de Yuri Tanque, centroavante de 25 anos que há dois anos defende o Jeju United – clube sul-coreano com sede na província de Jeju. Além dos gols, e do resultado positivo para sua equipe, o placar de 3 a 1 sobre o Daejeon Citizen quebrou um tabu de oito anos que o time da ilha da laranja não vencia o primeiro duelo jogando em seus domínios pela K League.

“Glória a Deus pelos gols e por esse início de temporada. Algo importante para mim, que sou centroavante. Além disso, a vitória também representou muito para nós pois quebrou um tabu que o clube tinha de não vencer o primeiro jogo em casa desde 2016, e isso é muito bom. Porém, ainda tem muito campeonato pela frente e isso nos motiva ainda mais para os próximos jogos e para continuarmos em busca de boas conquistas”, afirmou o brasileiro.

Formado nas categorias de base do Cruzeiro e do Atlético-MG, Tanque desde cedo mostrou ter aquele faro de gol que um centroavante requer, se acostumando a marcar vários deles quando era ainda apenas um menino. Na Ponte Preta – onde foi revelado para o profissional –, foi vice-artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Juniores de 2017, com nove gols em sete jogos. No mesmo ano, foi o principal artilheiro do Campeonato Paulista pela categoria sub-20, com 28 tentos em 20 partidas. Já em 2018, marcou 15 gols em 12 oportunidades e mais uma vez se consolidou como o maior goleador do torneio.

Yuri Tanque fez sua primeira partida pelo profissional da Macaca em 2017 e, desde então, colecionou passagem por equipes como Coimbra-MG, Gainare Tottori (do Japão), Ferroviária, Leixões (de Portugal), Capivariano e Guarani. Nos dois últimos, foi o artilheiro da Série A3 do Campeonato Paulista, com 10 gols em 20 jogos pelo Capivariano, e artilheiro do Bugre no Campeonato Brasileiro Série B tendo atuado apenas no segundo turno, com sete gols em 17 jogos. Ambos os feitos aconteceram em 2022.

Mas se engana quem pense que o atacante parou por aí. Em 2023, Yuri aceitou o desafio de embarcar para sua terceira experiência no futebol internacional, sendo esta a primeira na Coreia do Sul. Pelo Jeju United, atuou em 36 partidas e contribuiu com 11 gols e quatro assistências, se destacando novamente como o artilheiro de sua equipe. Agora, espera repetir os bons números em 2024 para conquistar mais feitos pelo Jeju United, e ainda, “abrir portas” para outros jogadores brasileiros no continente asiático.

“Sou muito grato a Deus por essa responsabilidade (de brigar pela artilharia da liga), mas não só isso, como tenho a consciência também de que o meu desempenho pode abrir portas para que outros brasileiros possam entrar no mercado Coreano. Estou ciente e fico feliz pela qualidade dos outros brasileiros que já estão aqui, pois isso deixa o campeonato ainda mais forte e competitivo. Dentro das minhas metas particulares, e como atacante, quero sempre estar na artilharia e trabalharei para isso em nome de Jesus”, concluiu.