PANDEMIA

71,9% dos casos de Covid do mundo são por ômicron, diz OMS

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19), em relatório epidemiológico semanal

71,9% dos casos de Covid do mundo são por ômicron, diz OMS - (Foto: Pixabay)

A variante ômicron do coronavírus é dominante em 71,9% dos casos testados nos últimos 30 dias pela rede global de laboratórios GISAID. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em seu relatório epidemiológico semanal.

Das 405 mil amostras analisadas, a variante ômicron foi detectada em 291 mil. Já a delta, que foi a mais presente em grande parte da pandemia em 2021, foi encontrada em 28% dos testes, 113 mil amostras. Outras variantes como alfa e gama representaram menos de 0,1% das amostras coletadas.

Recorde de infecções

De acordo com a OMS, a ômicron está causando um número recorde de infecções em todo o mundo, embora isso não tenha sido acompanhado por uma curva de mortes mais acentuada. A Organização mantém alerta e orienta para que se evite o contágio pelo Covid, pois o aumento exponencial dos casos na maioria das regiões tem intensificado a pressão sobre centros de saúde pelo mundo.

De acordo com a plataforma Our World in Data (OWD), registros mundiais bateram novo recorde na última semana com 3,28 milhões de novas infecções por Covid-19. Os Estados Unidos foram responsáveis por mais de um terço das infecções, com 1,4 milhão de casos.