85% da África não recebeu nenhuma dose da vacina contra Covid, diz OMS
Taxa de não vacinados da região supera em três vezes a de não imunizados na América do Sul
Cerca de 85% da população da África, a região menos vacinada do mundo, não recebeu nem sequer uma dose do imunizante contra a Covid, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta quinta (10).
A botsuanesa Matshidiso Moeti, diretora-geral da OMS para a África, disse que a resposta do continente à pandemia melhorou ao longo do tempo, com ondas de contágio sendo mais curtas do que eram inicialmente. A vacinação, porém, segue um entrave.
A taxa de não vacinados da região supera em três vezes a de não imunizados na América do Sul, onde 20% da população não recebeu a primeira dose da vacina, por exemplo.
Também é superior à porcentagem daqueles que ainda não se imunizaram em todas as outras regiões: Ásia (29%), América do Norte (30%), Europa (33%) e Oceania (35%). Os dados são do Our World in Data.
Outro desafio é a subnotificação, que impede uma análise acurada do cenário da pandemia no continente. O número de infecções por Covid na África pode ser sete vezes mais do que os dados oficiais sugerem, enquanto o de mortes pode ser de duas a três vezes superior, estima a OMS.
Em comunicado recente, o escritório regional da organização na África disse que o maior gargalo não está mais na escassez de vacinas. O continente teria recebido mais de 587 milhões de doses até agora, sendo a maior parte por meio do mecanismo Covax e de acordos bilaterais, montante que poderia imunizar parcialmente pouco menos da metade da população.
A dificuldade, então, estaria em promover a rápida aplicação das doses. Atualmente, 6 milhões são vacinadas a cada semana no continente, em média. O número precisa chegar em 36 milhões para que a África possa alcançar a meta global de 70% da população imunizada.