Tecnologia

Apagão cibernético afeta voos, serviços bancários e de comunicação em todo o mundo nesta sexta (19/7)

Problema é relacionado ao uso do sistema operacional Windows em atividades da empresa de segurança digital CrowdStrike

Um apagão cibernético provoca atrasos em voos e afeta serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo nesta sexta-feira (19/7). A situação teria relação om o uso do sistema operacional Windows pela empresa CrowdStrike, que fornece serviços de segurança digital.

De acordo com a Microsoft, a questão já foi resolvida, mas a companhia ressalta que problemas residuais podem continuar acontecendo por tempo indeterminado. Não há indícios da atuação de hackers no apagão.

O problema, de acordo com a empresa de tecnologia, surgiu em razão de uma “atualização de uma plataforma de software de terceiros”.

No Brasil, usuários reclamam de aplicativos de bancos fora do ar. Nos Estados Unidos, companhias aéreas como American Airlines, United e Delta paralisaram as atividades, embora voos em andamento continuem normalmente.

Bolsas de valores em todo o mundo também registram intercorrências nas operações.

O governo da Austrália ressaltou que o incidente é um problema global no sistema da CrowdStrike. A empresa, por sua vez, confirmou o problema e que os problemas estão vinculados ao Windows mediante uso de um sensor denominado Falcon.

Na Europa, vôos da Eurowings, subsidiária da Lufthansa, entre Alemanha e Reino Unido, foram cancelados até as 15h, horário local.

Aeroportos da Índia também reportaram problemas técnicos que resultaram em atrasos de voos. No aeroporto de Singapura, check ins são feitos de forma manual, assim como em Hong Kong.

Apagão cibernético também afeta TVs e serviços de comunicação

No Reino Unido, um dos pricipais canais de notícias, o Sky News, está fora do ar, segundo a Reuters. Emissoras como TF1 e Canal+ também registraram problemas.

Na Austrália, a rede estatal ABC está paralizada, enquanto a Sky News Australia está parcialmente fora do ar.

Bancos e serviços de mídia também foram afetados na Austrália, onde lojas fecharam temporariamente. Serviços bancários também foram afetados na Nova Zelândia.

Na Alemanha, consultas e cirurgias eletivas foram canceladas.

No continente africano, um dos maiores bancos da África do Sul informou que enfrenta problemas em todo o sistema nacional.

Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris informou que passa por problemas de TI. A venda de ingressos para as competições, que têm início na próxima semana, não estaria sendo afetada.