Apple e Google retiram jogo Fortinite de suas lojas de aplicativos
Desenvolvedora do jogo, a Epic tentou burlar sistema de pagamentos da Google Play. Ela está processando as duas gigantes de tecnologia
Depois da Apple, o Google também decidiu retirar o game Fortnite de sua loja de aplicativos, a Google Play.
As gigantes de tecnologia baniram o popular jogo depois que sua desenvolvedora, a Epic Games, tentou burlar os sistemas para pagar as comissões aos dois gigantes da tecnologia.
Os desenvolvedores devem pagar às plataformas de download de aplicativos (App Store e Google Play Store) uma comissão de 30% sobre as transações dos usuários. A Epic Games instalou um método de pagamento alternativo, que permitia aos jogadores economizar dinheiro ao evitar os sistemas integrados pré-determinados e obrigatórios.
Em comunicado, o Google afirmou que, “para desenvolvedores de jogos que optam por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas e mantêm a loja segura para os usuários. Embora o Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo no Google Play porque viola nossas políticas.”
A gigante de buscas acena com um possível acordo futuro, dizendo que pode “continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play”.
Jogo ainda funciona no Android
Vale lembrar que quem já tem o jogo instalado pode continuar a usá-lo no ambiente Android. E o Fortnite ainda pode ser instalado de outras fontes. A própria Epic Games redireciona os usuários para seu site, de onde se pode baixar o game, e ele também está disponivel em outras lojas de apps como a dos smartphones Samsung Galaxy.
Nos aparelhos da Apple, o game permanece acessível se já tiver sido instalado previamente. Como o ecossistema Apple é fechado, a partir de agora ele não pode mais ser baixado da App Store, única opção em iPhones e iPads.
Processos
Em resposta, a Epic Games decidiu levar também o Google aos tribunais, depois de ter entrado com uma ação judicial contra a Apple, segundo o site The Verge.
No processo contra o Google, a Epic diz que no Android a empresa “mantém ilegalmente monopólios em vários mercados, negando aos consumidores a liberdade de desfrutar de seus dispositivos móveis — liberdade que o Google
E acrescenta que o Google “eliminou a concorrência na distribuição de apps no Android usando uma miríade de barreiras contratuais e técnicas. As ações do Google forçam os desenvolvedores e consumidores a recorrer a sua própria loja monopolista”.
No caso da Apple, o estúdio a acusa de abuso de sua posição dominante no mercado e práticas “anticompetitivas”.
“A Apple é maior, mais poderosa, mais arraigada e mais perniciosa que os monopólios de antigamente”, afirma a denúncia apresentada na quinta-feira a um tribunal federal.
A Apple está sendo pressionada por autoridades nos EUA e na União Europeia sobre sua conduta com competidores. Uma das frentes é exatamente sobre como a companhia opera sua loja de aplicativos.
O Fortnite já foi jogado por cerca de 350 milhões de pessoas no mundo todo desde seu lançamento em 2017. Os jogadores devem sobreviver buscando armas e recursos enquanto tentam eliminar adversários em um mundo virtual, sempre prometeu que os usuários do Android teriam”.