Astronautas da Nasa reclamam de readaptação à vida na Terra: ‘difícil sentar’
Após cerca de sete meses no espaço, os astronautas compartilharam as dificuldades que enfrentaram no processo de readaptação
Três dos quatro astronautas que foram hospitalizados após retornarem da Estação Espacial Internacional no final de outubro falaram sobre a missão SpaceX Crew-8 em uma coletiva de imprensa da Nasa na sexta-feira (8). Durante o evento, o trio apresentou algumas curiosidades sobre o processo de readaptação à vida na Terra depois de passar mais de 230 dias no espaço. Entre as dificuldades, mencionei o desconforto de se sentar em uma cadeira giratória.
“Sou um novoto e estou fascinado com a readaptação”, contou o astronauta da NASA Matthew Dominick, comandante da missão. “Esperava as coisas maiores — a desorientação, o prazer. Mas as pequenas coisas, como simplesmente sentar em uma cadeira dura… Minhas costas não encostavam em algo duro há [235] dias.”
Informações da Nasa
A Nasa não divulgou a identidade do astronauta que ainda permanece hospitalizado nem detalhes sobre o problema de saúde. Os três astronautas também optaram por não comentar o assunto durante a coletiva.