Ataque atinge torre de televisão em Kiev e interrompe transmissão
Ataque das forças militares russas à torre de televisão em Kiev deixou pelo menos cinco mortos
Forças militares russas atingiram nesta terça-feira (1º) uma torre de televisão em Kiev, na Ucrânia. De acordo com o Ministério do Interior ucraniano, o ataque deixou pelo menos cinco mortos e interrompeu a transmissão de canais de TV no país.
“Os canais não vão funcionar por um certo tempo”, informou o ministério em comunicado. Fotografia divulgada pela pasta mostra a torre envolvida por uma espessa nuvem de fumaça. Sua estrutura continua de pé.
A torre de televisão fica no bairro de Babi Yar, local em que os nazistas mataram mais de 30 mil judeus em dois dias, em 1941 (o episódio é tema do documentário “Babi Yar. Context”, do diretor ucraniano Serguei Loznitsa). Na região está localizado um importante memorial.
De acordo com o governo ucraniano, os sistemas de emergência farão o possível para que algumas emissoras restabeleçam sua transmissão em breve.
No sexto dia de conflitos na Ucrânia, o Ministério da Defesa russo informou que planeja realizar ataques contra prédios da infraestrutura e do Serviço de Segurança da Ucrânia. As forças russas ainda preparam ataque massivo em Kiev. Também foram intensificados bombardeios sobre Kharkiv, a segunda maior cidade do país.
Brasileiros tentam sair de Kiev e da Ucrânia
O Ministério das Relações Exteriores disse nesta terça-feira (1º) que mais de cem brasileiros conseguiram deixar a Ucrânia e chegar a países fronteiriços, principalmente Polônia e Romênia, após a invasão da Rússia.
A pasta informou que outros 15 brasileiros estão próximos da fronteira e devem deixar a Ucrânia nas próximas horas.