ACIDENTE

Avião cai em avenida movimentada no Equador; vídeo

A aeronave caiu em uma das avenidas mais movimentadas do cantão de La Libertad, em Santa Elena

A aeronave permeceu na Avenida por horas após a queda (Foto: Reprodução/El Universo)
A aeronave permeceu na Avenida por horas após a queda (Foto: Reprodução/El Universo)

Uma aeronave da Escola Superior de Aviação Militar (Esma) caiu sobre uma avenida, resultando em uma colisão entre um veículo e uma motocicleta que passavam pelo local. O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (26) e a circulação de veículos na Avenida Eleodoro Solórzano, principal via do cantão La Libertad, em Santa Elena, foi interrompida por um grave acidente.

A queda da aeronave resultou na morte da capitã Diana Ruiz Solís e o cadete Juan Andrés Pacheco Ramírez, ambos a bordo da aeronave leve. O general Luis Fierro, comandante de Operações Aéreas e Defesas da Aeronáutica, informou que a Diretoria de Investigação de Acidentes Militares assumiu a responsabilidade pela coleta de provas e pela retirada do aparelho, após uma perícia no local.

O acidente aconteceu em uma das áreas mais movimentadas do cantão, conhecido por abrigar diversas ferrarias que vendem materiais inflamáveis, o que gerou uma preocupação adicional sobre os danos que poderiam ter sido causados, caso o impacto fosse mais próximo desses estabelecimentos.

Até a manhã desta quarta-feira (27) a aeronave ainda estava na avenida, com o perímetro fechado e sob vigilância militar. Um vídeo que circula nas redes sociais capturou o momento da queda, que aconteceu justamente quando um carro e uma moto estavam passando.

A comunidade local continua abalada com o ocorrido, e as autoridades estatais já expressaram suas condolências às famílias das vítimas. A capitã Diana Ruiz Solís, uma das vítimas fatais, foi a primeira mulher a pilotar uma aeronave supersônica na Força Aérea, um marco em sua carreira e um exemplo de superação para o país.

As investigações continuam e aguardamos a conclusão da perícia para esclarecer as causas do acidente e permitir a retirada da comissão do local. A tragédia deixa um forte impacto na população de La Libertad, que lamenta a perda de dois membros da ESMA.

O Ministério Público anunciou que foram realizadas diversas investigações referente ao caso, desde a remoção dos corpos, a realização de autópsias e a identificação das vítimas.