Avião para buscar na Polônia brasileiros saídos da Ucrânia deve decolar na segunda-feira (7)
O Ministério da Defesa informou nesta quinta-feira (3), via Twitter que, uma aeronave KC-390 Millennium…
O Ministério da Defesa informou nesta quinta-feira (3), via Twitter que, uma aeronave KC-390 Millennium deve decolar na próxima segunda-feira (7), para trazer ao país brasileiros que fugiram da Ucrânia. O Ministério das Relações Exteriores vai organizar o embarque dos brasileiros em Varsóvia. A volta ao Brasil está prevista para a próxima quinta-feira (10), pela manhã.
“Por determinação da Presidência da República e sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira tem previsão de decolar na segunda-feira (7) à tarde, de Brasília (DF), para o resgate de brasileiros que estão sendo evacuados da Ucrânia. Do Brasil, a aeronave transportará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária”, informou o governo.
#REPATRIAÇÃO | Sob coordenação do @ItamaratyGovBr e do Ministério da Defesa, a @fab_oficial enviará, no dia 07mar, uma aeronave KC-390 Millennium p/ realizar Operação de Resgate de Nacionais, evacuados da Ucrânia. O avião transportará 11,5 ton de material de ajuda humanitária. pic.twitter.com/YhQy4FUa4m
— Ministério da Defesa (@DefesaGovBr) March 3, 2022
O avião terá como destino final Varsóvia, na Polônia, uma vez que parte expressiva dos brasileiros que deixaram o território ucraniano após o início da guerra com a Rússia cruzou a fronteira em direção ao país, a oeste da Ucrânia.
Ajuda humanitária
De acordo com o ministério, o embarque dos brasileiros ocorrerá “conforme definições do Ministério das Relações Exteriores”. A Defesa também comunicou que, no trajeto de ida à Polônia, a aeronave transportará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária.
Além disso, a pasta divulgou que no caminho, serão realizadas paradas técnicas, em Recife, em Cabo Verde (África) e em Lisboa (Portugal).
Nesta quinta-feira (3), o Itamaraty informou que já foi procurado por 110 brasileiros na Ucrânia que pretendem voltar para o Brasil. Desses, porém, 40 não souberam dizer em qual cidade ucraniana estão exatamente.