Barcelona já estava em estado de alerta para possíveis ataques terroristas
Após o anúncio de que o Estado Islâmico foi o responsável pelo atropelamento em La…
Após o anúncio de que o Estado Islâmico foi o responsável pelo atropelamento em La Rambla, na cidade de Barcelona, um jornalista residente no município disse que eles já estavam em estado de alerta.
Um comunicado do grupo jihadista, emitido em arábe, dizia: “em qualquer lugar que vocês considerem ser um alvo válido para castigar os espanhóis criminosos, por qualquer meio disponível”. O texto foi emitido em agosto do ano passado pela Mídia Wafa, ligada à Isis.
La Rambla é o passeio mais famoso do município. Anualmente, milhares de turistas passeiam pelo calçadão, tornando um alvo fácil para o Estado Islâmico. O próprio comunicado dizia que os possíveis locais deveriam haver multidões.
Segundo o jornalista, policiais se tornaram comuns nas redondezas do La Rambla, carregando armas automáticas. Os atentados similares que aconteceram em outras cidades europeias (Nice, Berlim e Estocolmo – sem contar o atentado no show da cantora Ariana Grande em Manchester) aumentaram o clima de tensão em Barcelona. (com informações do El País)