Lítio

Bateria de bicicleta explode e homem é engolido pelo fogo dentro de elevador

Especialistas alertam para riscos no manuseio e descarte de baterias de lítio

Bateria de bicicleta e baterias de lítio são sensíveis e podem explodir repentinamente em caso de mau uso, alertam especialistas chineses (Foto: reprodução)

Um vídeo mostra quando uma bateria de bicicleta elétrica explode e o homem que a transportava é engolido pelo fogo dentro do elevador de um prédio residencial, em Guangzhou, na China. O caso, que repercute na imprensa internacional desde terça-feira (23/7), deixou o homem gravemente ferido. Informações de veículos locais reforçam que a vítima sobreviveu por 28 dias antes de morrer em decorrência das graves queimaduras.

Registros de autoridades chinesas revelam que o incidente ocorreu em 8 de outubro de 2021. O caso, no entanto, foi divulgado agora como um alerta sobre o risco de manuseio e descarte de baterias de lítio.

Bateria de bicicleta explode, vítima tenta se proteger, mas é engolida pelas chamas

Nas imagens é possível ver quando o homem entra no elevador, que estava vazio, com a bateria em mãos. Segundos depois das portas se fecharem, já com a descida iniciada, a bateria de bicicleta solta grande quantidade de fumaça e um jato de fogo que atinge o homem em cheio.

A vítima se assusta, tenta se afastar do dispositivo, mas a explosão atinge toda a área do elevador, que fica tomado por fumaça escura. Toda a ação de combustão dura cerca de 15 segundos.

Imagens da parte externa mostram quando moradores que aguardam a chegada do elevador se assustam com o barulho e chamam socorro. Bombeiros revelaram que o fogo já havia sido controlado por funcionários do prédio antes que as equipes chegassem para o resgate.

A vítima de queimaduras foi levada para o hospital, onde ficou internada por semanas antes de ter o óbito registrado. Na ocasião, dois homens e quatro mulheres foram atendidos por inalação de fumaça.

Baterias de lítio oferecem grande risco de explosão

Especialistas entrevistados pela mídia chinesa revelam que há riscos significativos no que se refere ao manuseio e descarte de baterias de lítio e que o manual do equipamento deve ser seguido a risca para proteção dos proprietários. Segundo eles, baterias de lítio podem explodir repentinamente, caso não sejam preservadas ou armazenadas adequadamente.

Com informações do New York Post e do Mirror