Bebê nasce com três cabeças e pai quase enterra criança viva
O drama de uma família da cidade de Jammu, na Índia, vem chocando o mundo…
O drama de uma família da cidade de Jammu, na Índia, vem chocando o mundo inteiro. Uma mulher deu à luz um bebê com três cabeças na última quinta-feira. A criança sofre de encefalocele, uma doença muito rara e que gera uma malformação no crânio.
Apesar de a taxa de sobrevivência ser de 55%, a maioria sofre com graves sequelas. Para piorar a situação, o pai da criança tentou enterrá-la viva, com medo de não ter condições financeiras de pagar uma operação.
Apesar disso, a intervenção cirúrgica aconteceu com sucesso no hospital Sapthagiri e ela acabou sendo adotada por um parente próximo.
“Essa é uma condição rara e o corpo dela não vai se desenvolver bem por causa disso”, explicou Rajesh Thakur, responsável médico do hospital distrital à imprensa local.
Embora raros, numerosos casos de cabeças extras foram relatados em todo o mundo.
De acordo com o NHS, uma encefalocele é um tipo congênito raro de defeito do tubo neural, em que parte do crânio não se formou adequadamente, de modo que uma parte do tecido cerebral e estruturas associadas estão fora do crânio.
O prognóstico a longo prazo da sobrevida se torna menos provável se houver outras complicações, como defeitos ou síndromes associados ou se o tecido cerebral se projetar para o saco.
Aproximadamente 75% dessas crianças que sobrevivem têm diferentes graus de déficit mental.