Britânica arranca 11 dentes sozinha depois de tentar saúde pública por 6 anos
Danielle Watts disse que tomou a decisão no desespero
Depois de seis anos tentativas por um dentista, a britânica Danielle Watts enfim cansou de esperar e sozinha arrancou 11 dentes. A mulher de 42 anos buscava desde os 36 marcar uma consulta no sistema de saúde pública de Suffolk, Inglaterra – o NHS -, mas o que já era difícil, ficou pior com a pandemia da Covid-19.
Desempregada e sem aguentar mais as dores cada vez mais intensas, ela resolveu tomar uma decisão drástica. Ao site O Extra, ela disse não ter qualquer habilidade odontológica e que tomou a decisão no desespero.
“Não havia outra escolha ao não ser removê-los eu mesma. E os dentes estavam presos por pouco”, declarou em entrevista ao revelar que o problema eram os dentes moles. “Não havia cáries ou obturações. Mas abaixo das gengivas, eles já estava mortos.” Era uma doença nas gengivas.
“Eles estavam tão soltos nas minhas gengivas que era apenas uma simples torção ou puxão. Foi assim que fiz, sem alicate, nem nada”, continuou o relato à coluna Page Not Found, do Extra.
Ainda segundo ela, os dentes que ainda tem, não estão sadios. Parte das raízes estão expostas e os dentes estão moles. Ele teme que o destino deles seja o mesmo dos que ela tirou.
Ela pretende continuar a buscar o plano de saúde, mas, se precisar, também irá removê-los caso a situação se complique. Ela relata que não tem condições de ir a uma clínica particular e que, além disso, precisa de uma dentadura neste momento – e ela também não como pagar. “Tenho que esperar ajuda do NHS.”
A doença periodontal, que acometeu Watts, impacta a estrutura de suporte dos dentes.