Justiça

Caso Gabby Petito: Família da blogueira processa pais do noivo Brian Laundrie, que confessou assassinato

A família de Gabby Petito, blogueira encontrada morta com sinais de estrangulamento após uma viagem…

A família de Gabby Petito, blogueira encontrada morta com sinais de estrangulamento após uma viagem com o noivo, Brian Laundrie, nos Estados Unidos, decidiu processar os pais dele, Christopher e Roberta Laundrie, alegando que o casal sabia que o filho havia assassinado a companheira e pretendia ajudá-lo a fugir do país.

No processo apresentado à Justiça da Flórida na quinta-feira, Joseph Petito e Nichole Schmidt alegam que Brian Laundrie contou a seus pais sobre a morte de Gabby Petito provavelmente no dia 28 de agosto.

“Enquanto Joseph Petito e Nichole Schmidt procuravam desesperadamente por informações sobre sua filha, Christopher Laundrie e Roberta Laundrie mantinham o paradeiro de Brian Laundrie em segredo, e acredita-se que estavam fazendo arranjos para que ele deixasse o país”, diz o documento.

Joe e Nicole alegam ainda que a família Laundrie se recusou a responder quando questionada se Gabby Petito estava viva ou onde estaria o corpo dela.

“Christopher e Roberta Laundrie sabiam do sofrimento mental e da angústia de Joseph Petito e Nichole Schmidt, e sabiam que poderiam aliviar tal sofrimento, pelo menos em parte, divulgando o que sabiam sobre o bem-estar e a localização dos restos mortais de Gabrielle Petito, mas eles se recusaram repetidamente a fazê-lo. Assim, agiram com malícia ou grande indiferença aos direitos de Joseph Petito e Nichole Schmidt”, ressalta o processo.

Os pais de Gabby Petito estão pedindo uma compensação pela “dor e sofrimento, angústia mental, inconveniência e perda da capacidade de desfrutar a vida no passado e no futuro”. Não há um valor de indenização listado no processo. Os pais de Brian já afirmaram diversas vezes que não sabiam de qualquer informação sobre o crime contra Gabby.

Brian Laundrie admitiu ter matado a noiva. Segundo investigadores, a confissão foi registrada em um caderno pouco antes de ele cometer suicídio. Laundrie também enviou mensagens de seu número para o celular da blogueira após ela ter sido estrangulada para tentar despistar a polícia, fazendo parecer que a noiva ainda estava viva, segundo o FBI.

Relembre o caso

Gabbyq e o noivo viajavam em uma van e compartilharam fotos e vídeos do passeio nas redes sociais. O casal colocou o pé na estrada em 2 de julho de 2021, data que marcou seu primeiro ano de noivado. Devido à pandemia de Covid-19, em vez de realizarem uma cerimônia de casamento, eles preferiram viajar, segundo um advogado da família da blogueira. O plano era visitar ao longo de quatro meses os parques nacionais no Oeste dos Estados Unidos. O ponto de partida foi o vilajero Blue Point, no condado de Suffolk, em Long Island, Nova York, onde mora a família de Gabby.

Segundo a família de Gabby, ela tinha sido vista pela última vez em Grand Teton, em Wyoming, no dia 25 de agosto, enquanto seguia em direção ao Parque Nacional de Yellowstone. O padrasto dela, Jim Schmidt, disse à CNN americana que a jovem costumava mandar notícias, então todos estranharam quando não conseguiram mais entrar em contato. A partir de então começou a saga para localizar Gabby Petito.

No início de setembro, Brian retornou para a casa dos pais, na Flórida, sem a companhia da noiva. Pouco depois, ele desapareceu. Começou então uma operação de busca por Brian, tido como pessoa de interesse inicialmente. Mais tarde, contudo, a justiça emitiu um mandado de prisão contra ele. A procura terminou quando encontraram os restos mortais numa reserva natural em 20 de outubro, com sua mochila e seu caderno. Segundo a polícia, ele cometeu suicídio.