VARIANTE

Chile identifica primeiro caso da variante ômicron em passageiro de Gana

Paciente desembarcou no dia 25 de novembro, com um teste negativo para Covid-19 feito logo antes da viagem

Chile identifica primeiro caso da variante ômicron em passageiro de Gana (Foto: Pixabay)

As autoridades de saúde do Chile divulgaram neste sábado (4) a identificação do primeiro caso da variante ômicron no país em um viajante que chegou ao país sul-americano vindo de Gana, na África.

O paciente desembarcou no dia 25 de novembro, com um teste negativo para Covid-19 feito logo antes da viagem. Um outro exame feito na chegada, porém, teve resultado positivo e foi sequenciado.

“O passageiro, que havia recebido duas doses da vacina Pfizer, está em boa saúde e cumprindo isolamento”, explicou a Secretaria de Saúde da região de Valparaíso, em comunicado.

Sequenciada primeiramente na África do Sul, a nova cepa do coronavírus foi identificada também na Romênia, segundo o Ministério da Saúde do país europeu divulgou neste sábado.

Os dois passageiros, que chegaram África do Sul em 30 de novembro, estão isolados em casa e não tiveram sintomas. A Romênia baniu a entrada de cidadãos não-europeus que viessem de diversos países africanos e enviou aviões para buscar romenos que tenham ficado retidos após os voos serem cancelados.