CÉUS

China invade espaço aéreo de Taiwan em meio a crise na Ucrânia

Nove aeronaves chinesas entraram na zona de defesa aérea de Taiwan

F-16C de Taiwan interceptando um bombardeiro chinês H-6. Foto: Força Aérea Taiwanesa.

Na manhã desta quinta-feira (24), a Força Aérea de Taiwan alertou que nove aeronaves da China entraram em sua zona de defesa aérea. O anuncio do Ministério da Defesa de Taiwan ocorre no mesmo dia em que a Rússia invadiu a Ucrânia.

Taiwan, que a China reivindica sua autonomia, critica missões regulares da força aérea chinesa há dois anos, embora a aeronave não se aproximem de Taiwan.

Caças taiwaneses foram enviados para alertar as aeronaves chinesas e mísseis de defesa aérea foram implantados para “monitorar as atividades”, disse o Ministério da Defesa.

Segundo publicado pela revista Exame, Taiwan tem observado com cautela a crise na Ucrânia, com medo de que a China faça algum movimento também.

Embora Taiwan não tenha relatado nenhum movimento incomum das forças chinesas, o governo aumentou seu nível de alerta.

A China nunca renunciou ao uso da força para colocar Taiwan sob seu controle e rotineiramente condena as vendas de armas dos EUA ou outras demonstrações de apoio de Washington.

Brasileiros na Ucrânia ouvem explosão, vão para abrigo e tentam sair do país

“Começou a guerra”. Brasileiros que vivem na Ucrânia acordaram na manhã desta quinta-feira (24) com mensagens como essa, barulhos de explosões e sirenes de alarme de bombardeio. Apesar da escalada de tensões entre os governos da Rússia e da Ucrânia nos últimos dias, os ataques pegaram a maioria deles de surpresa, especialmente quem vive em Kiev e nos arredores, a centenas de quilômetros da fronteira e das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk. Leia na íntegra AQUI!

*Com informações da Exame