Lambança

Cidade da Colômbia instala ‘avião’ com luzes de Natal na praça para simular tragédia com Chapecoense

Na semana em que a queda do avião com o time da Chapecoense completa sete…

Simulacro do avião que caiu com a Chapecoense, em La Unión (Foto: Twitter)
Simulacro do avião que caiu com a Chapecoense, em La Unión (Foto: Twitter)

Na semana em que a queda do avião com o time da Chapecoense completa sete anos, a administração do município de La Unión, na Colômbia, instalou uma estrutura metálica que faz alusão à aeronave que caiu na região. A prefeitura entendeu que era uma boa ideia simular a tragédia e decorar a estrutura com luzes natalinas e uma bandeira da LaMia, companhia aérea que foi responsabilizada pelo acidente.

A população se posicionou contra a “homenagem”. “Uma falta de respeito pela memória das vítimas e familiares”, escreveu um dos moradores da região no X, antigo Twitter. “É algo que já causou desconforto na comunidade”, afirmou outro, no Facebook. O responsável pelo Museu da Chapecoense, Sebástian Gómez, classificou o gesto da prefeitura como “piada sensacionalista”.

Juan Esteban Torres, vereador de La Unión, endossou as reclamações em entrevista à Blu Rádio.

– Se queriam prestar uma homenagem, esse não é o caminho. Na realidade, as vítimas não estão sendo homenageadas, já que [o avião] traz a recordação de uma triste lembrança. Considero que desta forma estamos Acredito que, dessa forma, estamos prejudicando muitas famílias em nosso país vizinho, o Brasil, que foram afetadas pela tragédia – disse.

Em razão da repercussão negativa, a prefeitura de La Unión retirou a estrutura da praça na sexta-feira (24) e pediu desculpas em público. “[A intenção] nunca foi ferir a comunidade. Da mesma forma, entendemos o incômodo causado, portanto, pedimos desculpas e procederemos com a remoção da figura”, disse o prefeito.