ESTADOS UNIDOS

Com 81 anos, Biden pode ser substituído na disputa com Trump: veja nomes

Desempenho desastroso de Biden em debate contra Trump no dia 27 de junho preocupou partido Democrata, que agora discute assunto

Depois do péssimo desempenho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no 1º debate para as eleições presidenciais americanas, realizado pela CNN na quinta-feira (28), o partido Democratas colocou sobre a mesa a possibilidade de trocar Biden por outro candidato mais jovem.

O presidente, de 81 anos, deixou espectadores em choque pela quantidade de vezes em que gaguejou, não conseguiu completar frases e parecia divagar.

O caminho mais fácil para substituição seria a desistência, mas Biden não dá sinais de que deseja abrir mão de ser o indicado do partido Democrata. A outra via passa pela disputa em convenção, um processo em que os filiados decidem no voto quem será o candidato.

De todo modo, a imprensa americana já sugere nomes que podem liderar o partido em caso de substituição. Confira:

Kamala Harris: atual vice-presidente dos Estados Unidos e primeira mulher negra da história a ocupar o cargo. Embora seja a opção mais óbvia, tem taxas de aprovação baixa.

Gretchen Whitmer: Governadora de Michigan, tem 52 anos. Destaca-se pela defesa do aborto, dos direitos civis da comunidade LGBTQIA+ e de medidas de segurança contra armas.

Gavin Newson: Governador da Califórnia, 56 anos. Ganhou notoriedade por seu bom desempenho em um debate contra o governador da Flórida em novembro de 2023.

JB Pritzker: Governador de Ilinois, tem 59 anos. Lançou uma organização sem fins lucrativos que defende o aborto legal nos EUA.

Pete Buttigieg: É o mais novo da lista, com 42 anos. É secretário de Transporte dos Estados Unidos e já foi prefeito de uma cidade no interior de Indiana.