assista

Confronto durante jogo de futebol deixa pelo menos 56 mortos na Guiné; vídeos

Confusão começou após uma decisão da arbitragem, que provocou confrontos entre torcedores e seguranças

Um confronto durante um jogo de futebol deixou pelo menos 56 mortos e vários feridos na Guiné. O caso aconteceu na cidade de Nzérékoré durante um jogo entre os times Labé e Nzérékoré neste domingo (1º). De acordo com relatos iniciais, a confusão começou após uma decisão polêmica da arbitragem, que provocou confrontos entre torcedores e seguranças. Em seguida, uma debandada ocorreu quando a multidão tentou escapar do estádio lotado. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas escalando muros em desespero para fugir do local. Assista abaixo:

O primeiro-ministro guineense, Bah Oury, lamentou o ocorrido. “O governo lamenta profundamente os incidentes que marcaram a partida de futebol em Nzérékoré e reitera seu apelo à calma para que os serviços hospitalares possam atender os feridos sem interrupções”, disse.

Autoridades locais afirmaram que investigações estão em andamento para determinar as causas exatas da tragédia. O ministro da Informação, Fana Soumah, garantiu que um relatório detalhado será divulgado em breve.

A Agence France-Presse (AFP) relatou que o número de mortos pode ser ainda maior, com testemunhas apontando uma possível estimativa de até 100 vítimas. Hospitais da região estão sobrecarregados com a chegada de feridos e corpos, segundo informações médicas.

O torneio em questão foi organizado em homenagem ao coronel Mamady Doumbouya, atual líder militar da Guiné, que assumiu o poder após um golpe de Estado em 2021.

Confronto durante jogo de futebol deixa pelo menos 56 mortos na Guiné

  • Chimpanzé rouba e mata bebê de oito meses na Guiné; leia