ESTADOS UNIDOS

Eleição nos EUA: Kamala tem 46% e Trump 43%, diz pesquisa Reuters/Ipsos

Cenário é praticamente idêntico ao da última rodada, da semana passada, na qual Kamala aparecia com 45% e Trump com 42%

Em uma disputa pautada pelo equilíbrio desde o princípio, os dois candidatos a presidente dos Estados Unidos estão separados neste momento por três pontos percentuais de diferença. É o que mostra a pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters e pelo instituto Ipsos, divulgada nesta terça-feira (22).

A candidata do partido Democrata, Kamala Harris, lidera com 46% das intenções de voto. O candidato do partido Republicano, ex-presidente Donald Trump, tem a preferência de 43%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Eles estão, portanto, em empate técnico.

O cenário é praticamente idêntico ao da última rodada do levantamento Reuters/Ipsos, publicado na semana passada, no qual Kamala aparecia com 45% e Trump com 42%.

Imigração e economia

A pesquisa também perguntou a opinião do eleitor norte-americano a respeito de outros assuntos, como a economia, a imigração, e ideologias políticas.

Cerca de 70% disseram que o custo de vida nos EUA está alto demais e 60% entendem que a economia do país está no caminho errado.

Para 65%, há razões para encarar a imigração com pessimismo, e 35% dos eleitores entendem que imigração deve ser a questão mais prioritária para o próximo presidente durante os seus primeiros 100 dias no cargo.

Kamala liderou, com 42%, as respostas de qual candidato era melhor para lidar com o extremismo político e as ameaças à democracia. Trump ficou com 35%.