Embaixador da Rússia na ONU descarta acordo de paz com a Ucrânia
O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Gennadi Gatilov, disse nesta segunda-feira (22) que não…
O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Gennadi Gatilov, disse nesta segunda-feira (22) que não enxerga uma solução para a Guerra da Ucrânia e que estima que o conflito, que já dura quase seis meses, seja ainda mais longo.
“Quanto mais o conflito durar, mais difícil será encontrar uma saída diplomática, disse o russo em entrevista ao Financial Times.
Segundo o diplomata, a falta de negociações entre delegações de russos e de ocidentais é resultado da politização da ONU e da tentativa de países europeus de isolar a Rússia política e economicamente.
ONU e Turquia têm tentado desempenhar papel de intermediação no conflito —um acordo para desbloquear portos e retomar a exportação de grãos ucranianos foi assinado em Ancara, capital turca.
Na esteira desses esforços, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, visitou nas últimas semanas tanto o russo Vladimir Putin quanto o ucraniano Volodimir Zelenski.
Na entrevista ao jornal britânico, Gatilov agradeceu a Erdogan pelo empenho, mas descartou a hipótese de um encontro entre Putin e Zelenski. Segundo o diplomata, a ONU não conseguiu agir como mediadora por ter sua autoridade danificada. “O mundo mudou, e a ONU jamais será a mesma.”