PUNIÇÃO

Escola é expulsa de torneio de basquete por recusar jogo contra trans

Organização responsável pelo torneio proibiu a escola de participar de todas as competições de ensino fundamental e médio

Uma escola cristã de Quechee, nos Estados Unidos, foi desclassificada de um torneio de basquete após se recusar a competir contra uma equipe que incluía um atleta transgênero. Como consequência, a Vermont Principals’ Association (VPA) organização responsável pela regulamentação de esportes e atividades extracurriculares proibiu a participação da escola em todos os eventos esportivos de ensino fundamental e médio.

A situação começou em 21 de fevereiro de 2023, quando a equipe de basquete de Mid Vermont optou por não disputar uma partida com a justificativa de que a presença de um “homem biológico” colocaria em risco a “imparcialidade do jogo e a segurança de seus jogadores”.

Do torneio para Justiça

A escola Mid Vermont Christian School está sendo representada pelo grupo conservador americano de defesa jurídica cristã, a Alliance Defending Freedom. Os advogados defendem que a escola, seus alunos e pais — muitos representados pela ADF — têm o direito de preservar suas religiões. Segundo Ryan Tucker, advogado sênior da ADF, “nenhuma escola religiosa, seus alunos e pais devem ser privados de acesso igualitário a benefícios públicos simplesmente por seguirem suas implicações religiosas.”

A Vermont Principals’ Association (VPA), organização responsável pela regulação de esportes e atividades extracurriculares, desclassificou a escola de todos os eventos. Em junho de 2023, a Justiça Federal de Vermont manteve essa decisão e impediu a reintegração da escola. Em resposta, a ADF recorreu ao Tribunal de Apelações, e o julgamento do caso ainda não tem data marcada.