GUERRA

EUA anuncia sanções contra filhas de Putin e novo boicote à Rússia

Medidas são tomadas em conjunto com União Europeia e G7

EUA anuncia sanções contra filhas de Putin e novo boicote à Rússia (Foto: Reprodução)

Os Estados Unidos anunciaram sanções econômicas contra as duas filhas do presidente russo, Vladimir Putin, Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, segundo informou a agência de notícias AFP. As ações soam como retaliação devido à invasão da Rússia ao território ucraniano, iniciada em 24 de fevereiro deste ano.

Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, são filhas resultantes do casamento com sua ex-mulher Lyudmila Shkrebneva. Elas são as únicas que o russo assume publicamente, apesar de haver relatos que ele tem outros quatro filhos.

A administração americana também sancionou a esposa e a filha do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e membros do Conselho de Segurança russo. Ao todo, os EUA já sancionaram mais de 140 oligarcas e seus familiares e mais de 400 funcionários do governo russo, disse um alto funcionário à CNN.

Os EUA declararam ainda “bloqueio total” às principais instituições financeiras públicas e privadas da Rússia, Sberbank e Alfa Bank, e informaram que todos os novos investimentos americanos na Rússia estão proibidos.

Os EUA também prometem aplicar sanções de “bloqueio total” às principais empresas estatais russas, que serão anunciadas pelo Departamento do Tesouro na quinta-feira (7).

Com informações do Uol