EUA, Japão, Holanda e Coreia do Sul pedem que seus cidadãos deixem a Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden fez um apelo aos cidadãos americanos que estão…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden fez um apelo aos cidadãos americanos que estão na Ucrânia para que saiam do país por conta da ameaça de uma invasão russa. Japão, Coreia do Sul e Holanda também pedem para seus cidadãos saírem.
“Os cidadãos americanos deveriam sair agora. As coisas podem acelerar rapidamente”, declarou Biden durante uma entrevista para a NBC News.
Biden descartou a ideia de enviar soldados à Ucrânia, nem mesmo para ajudar a retirar os cidadãos americanos em caso de invasão. Isso seria “uma guerra mundial. Quando os americanos e os russos começam a atirar uns nos outros, entramos num mundo muito diferente”, afirmou o presidente americano.
Nesta sexta-feira (11), Antony Blinken chefe da diplomacia americana, disse que a Rússia continua enviando tropas para sua fronteira com a Ucrânia e afirmou que a invasão pode começar “a qualquer momento”, inclusive durante os Jogos Olímpicos de Inverno que acontecem na China.
Recomendação para brasileiros
O Brasil anunciou em 31 de janeiro que “não há, no momento, nenhuma recomendação de segurança da embaixada brasileira contrária a visitas ou à permanência na Ucrânia”.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) viajará à Rússia na próxima segunda-feira (14), onde se encontrará com o presidente Vladimir Putin.