Explosão no Afeganistão mata ao menos 3 em 5º atentado em 40 dias
Bomba atingiu mesquita frequentada por sunitas; ataques anteriores do Estado Islâmico tinham xiitas como alvo
Uma explosão deixou ao menos três mortos e 12 feridos nesta sexta-feira (12) em uma mesquita em Jalalabad, no Afeganistão.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo aparente ataque, mas a explosão desta sexta repete um padrão de outros atentados cuja autoria o Estado Islâmico (EI) assumiu.
Este é o quinto incidente do tipo nos últimos 40 dias. O grupo terrorista se apresentou como o responsável por todos eles, dos quais três ocorreram às sextas-feiras, um dia considerado sagrado pelos muçulmanos.
O número de vítimas nesta sexta ainda é incerto. Agências internacionais de notícias, como Reuters e Associated Press, ainda não confirmaram as mortes. Já a AFP, citando fontes de um hospital em Jalalabad, confirma ao menos três óbitos.
Segundo moradores locais, a explosão ocorreu por volta das 13h30, no horário local (6h em Brasília). A mesquita atingida é frequentada por muçulmanos sunitas que, afora o extremismo que lhes é característico, é a mesma vertente do islã seguida pelo EI e pelo Talibã.
O grupo fundamentalista islâmico retomou o poder no Afeganistão em agosto após a retirada das tropas ocidentais que permaneceram no país por duas décadas.
LEIA MAIS
Ataque terrorista em hospital no Afeganistão deixa ao menos 19 mortos e 50 feridos – leia mais
Explosão em mesquita no Afeganistão deixa ao menos 32 mortos e dezenas de feridos – leia mais
Nova explosão em mesquita no Afeganistão deixa ao menos 50 mortos – leia mais