EUA

Famoso por “prever” desastres naturais, peixe-remo aparece novamente na costa da Califórnia

Conhecido popularmente como "peixe do juízo final", ele é associado à previsão de terremotos e tsunamis segundo mitos populares

Peixe-remo foi encontrado por uma estudante de doutorado na Califórnia, Estados Unidos. (Foto: Reprodução/X: @Scripps_Ocean)

Famoso por “prever” desastres naturais, um peixe-remo, espécie de águas profundas, foi encontrado pela segunda vez neste ano em uma praia da Califórnia, nos Estados Unidos. Conhecido popularmente como “peixe do juízo final”, ele é associado à previsão de terremotos e tsunamis segundo mitos populares.

O animal, com cerca de 3 metros de comprimento, foi encontrado morto por uma estudante de doutorado, em uma praia localizada em Encinitas, no sul da Califórnia. O Instituto Scripps de Oceanografia, da Universidade da Califórnia, informou que, nos últimos 120 anos, menos de 24 exemplares dessa espécie foram registrados na região.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia planejam realizar uma necropsia no peixe para investigar a causa de sua morte. “Assim como o espécime anterior, este e os materiais coletados podem nos fornecer informações valiosas sobre a biologia, a anatomia, a genética e o ciclo de vida dos peixes-remo”, explicou Ben Frable, responsável pela Coleção de Vertebrados Marinhos do Scripps.

Peixe-remo e o mito sobre desastres naturais

Segundo uma antiga lenda japonesa, o aparecimento do peixe-remo seria um presságio de calamidades naturais. A história sugere que o animal sobe à superfície ao ser perturbado por tremores nas profundezas do oceano.

Em 2011, relatos de peixes-remo nas águas do Japão antecederam o terremoto que atingiu Fukushima, provocando a morte de mais de 20 mil pessoas. Esse episódio reforçou a disseminação do mito.

Esses peixes habitam profundidades entre 200 e 1.000 metros, o que torna seus avistamentos raros. Devido à sua aparência alongada e impressionante, que pode chegar a 17 metros de comprimento e mais de 200 quilos, eles também são conhecidos como “serpentes marinhas”.

Embora a ligação entre o peixe-remo e desastres naturais seja popular em algumas culturas, pesquisas científicas já demonstraram que não há evidências de uma relação entre os eventos.