pANE

Foguete da SpaceX explode durante missão da Starlink

Causa da explosão ainda não foi esclarecida pela SpaceX ou pelo CEO da empresa, Elon Musk

Foguete SpaceX Falcon 9 transportando a espaçonave Dragon é lançado na missão SpaceX Crew-8 da Nasa para a Estação Espacial Internacional (Foto: Nasa)

A Space X, empresa do multimilionário Elon Musk, confirmou a explosão de um foguete chamado Falcon 9 na noite da última quinta-feira (11).

O Falcon 9 saiu da base da Força Espacial de Vanderberg, localizada na Califórnia, por volta das 2h30, no horário de de Brasília, e explodiu no momento em que tentava aumentar a sua órbita para liberar um lote de satélites de internet da Starlink (cujo proprietário também é Elon Musk).

A falha é considerada muito rara, já que esse era um foguete com alta confiabilidade. Ele já havia sido enviado em 68 missões, antes dessa. Até então, a Space X já tinha feito 344 voos consecutivos bem-sucedidos. A informação oficial é a de que o foguete sofreu uma ‘desmontagem rápida não programada’.

“O reinício do estágio superior para aumentar o perigeu resultou em um RUD do motor por razões atualmente desconhecidas. A equipe está revisando os dados esta noite para entender a causa raiz”, escreveu Musk no X, rede social da qual é dono.

“Os satélites Starlink foram implantados, mas o perigeu pode ser muito baixo para que eles aumentem a órbita. Saberemos mais em algumas horas”, completou o CEO.