Furacão Milton: veja vídeos da tempestade na Flórida
Rajadas de ventos chegaram a 200 km/h e ondas de até 8 metros foram formadas
O furacão Milton atingiu a costa da Flórida na noite desta quarta-feira (9), trazendo ventos de até 205 km/h, conforme informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Inicialmente classificado como categoria 3, o fenômeno perdeu força à medida que avançava pelo estado, sendo rebaixado para a categoria 1, com ventos de 145 km/h. Ainda assim, o Milton deixou um rastro de destruição por onde passou. Segundo as autoridades americanas, pelo menos 20 pessoas perderam a vida devido à tempestade na Flórida. Confira abaixo vídeos do furacão Milton!
Na madrugada desta quinta-feira (10), o furacão já havia deixado a região de Tampa e seguia em direção a Orlando. Em São Petersburgo, parte da cobertura do estádio Tropicana Field, que abrigava militares socorristas e desabrigados, foi arrancada pelos fortes ventos. Vídeos nas redes sociais mostram o momento em que as rajadas destruíram a estrutura. Não há informações sobre feridos no local.
Desde o início da semana, o governo da Flórida havia decretado evacuações obrigatórias em áreas como Tampa. Mais de um milhão de pessoas atenderam ao apelo, transformando as cidades em verdadeiras áreas desertas. A prefeita de Tampa, em um comunicado, chegou a alertar: “Se você escolher ficar em uma das zonas de evacuação, você vai morrer”.
Inundações estão sendo reportadas ao longo da costa, e tornados associados à tempestade já provocaram mortes em Fort Pierce. Além disso, a cidade de São Petersburgo teve o abastecimento de água interrompido devido a danos na infraestrutura, e os moradores foram instruídos a ferver a água antes de consumi-la.
Este é o segundo furacão a atingir a Flórida em um curto período de tempo. Há pouco mais de uma semana, o furacão Helene deixou um saldo de 230 mortos e milhões sem energia.
Furacão Milton: veja vídeos da tempestade na Flórida
Caras, esse furacão Milton parece cena de filme.
— Mundo das Notícias 📰🗞️ 🌎 (@MundoNoticiasGL) October 9, 2024
Loucura 😲 pic.twitter.com/9i7raQppeH
Olha o tamanho da criança!
— JAMES WEBB (@jameswebb_nasa) October 9, 2024
Furacão Milton visto do espaço através da ISS.
Registro do astronauta da NASA Matthew Dominick. pic.twitter.com/jZOO0MsCYf
Talk about motion sickness… 😳This Saildrone, located 40 nautical miles from the eye of Hurricane #Milton, took this video today. The drone measured winds of 76 mph and seas of 28 feet. ⛵️🌀 pic.twitter.com/ljQHa8WffM
— Brantly Keiek (@BrantlyWx) October 9, 2024
The 👁️ of #hurricanemilton2024🌀 during a mission Oct. 8.
— Hurricane Hunters (@53rdWRS) October 9, 2024
Listen to local officials, evacuate if told to do so, and stay #weatherready pic.twitter.com/gCZAwSAx5z
Unbelievable footage of the roof at Tropicana Field 😔 pic.twitter.com/BAGF1LrPRg
— Tyler Conium (@tylerconium) October 10, 2024
Furacão/Flórida/EUA.
— Esther Carvalho (@TheodorCarvalho) October 10, 2024
O furacão Milton sugou poderosamente toda a água da baía de Tampa "Tampa Bay", na Flórida. É isso; a água foi sugada da Baía de Tampa pelo furacão Milton, e aconteceu muito rápido dizem jornais. pic.twitter.com/1QGvIPy3Vo