Governo e oposição da Venezuela vão retornar à Noruega para diálogo
Será a primeira vez que as duas partes vão se reunir cara a cara –os representantes já haviam viajado a Oslo, mas suas reuniões aconteceram separadamente.
A Noruega afirmou neste sábado (26) que representantes do governo da Venezuela e da oposição vão retornar a Oslo na próxima semana para dar sequência à rodada inicial de conversas, que buscam uma saída para a profunda crise instalada no país.
Será a primeira vez que as duas partes vão se reunir cara a cara –os representantes já haviam viajado a Oslo, mas suas reuniões aconteceram separadamente.
“Reiteramos nosso compromisso de continuar apoiando a procura por uma solução comum entre todas as partes na Venezuela”, disse o Ministro das Relações Exteriores do país escandinavo em uma declaração.
Em meio a pior crise sócio-econômica de sua história recente, o governo venezuelano de Nicolás Maduro e a oposição liderada por Juan Guaidó aceitaram a mediação da Noruega.
Em um discurso em Carora, no oeste de Venezuela neste sábado (25), Guaidó fez apenas uma referência indireta aos contatos com o governo, dizendo que a oposição não permitirá um “falso diálogo”.
“Nós fizemos tudo e vamos insistir, porque hoje, combinando todas as estratégias, todas as ferramentas, é que vamos conseguir dar o passo definitivo”, completou.
A turbulência na Venezuela se agravou neste ano depois que Juan Guaidó, líder da oposição e presidente da Assembleia Nacional, declarou-se presidente interino –o que foi reconhecido por mais de 50 países, entre o Brasil e os EUA. Guaidó afirma que as eleições venezuelanas das quais maduro saiu vencedor foram uma fraude.
Maduro, que mantém controle estatal mesmo em meio a hiperinflação e crise humanitária, chama Guaidó de uma marionete das políticas de Washington.