Greta Thunberg diz que Bolsonaro não leva clima a sério
A ativista sueca Greta Thunberg, 18, disse neste sábado (24) que o presidente Jair Bolsonaro…
A ativista sueca Greta Thunberg, 18, disse neste sábado (24) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não está “levando a sério” sua responsabilidade em relação ao clima após ele cortar quase R$ 240 milhões do Ministério do Meio Ambiente.
Em publicação no Twitter, Greta destacou um trecho de uma notícia do jornal britânico The Guardian e criticou o presidente: “‘Bolsonaro aprovou um corte de 24% no orçamento para o ambiente para 2021 comparado aos níveis do ano anterior, apenas um dia depois de prometer aumentar os gastos para combater o desmatamento’. Oops… é quase como se nossos ‘líderes do clima’ não estivessem levando isso a sério”.
Na sexta (23), o presidente brasileiro oficializou um corte de recursos para a área relacionada a mudanças do clima, controle de incêndios florestais e fomento a projetos de conservação do meio ambiente. Na véspera, ele havia prometido, em discurso na Cúpula de Líderes sobre o Clima convocada pelo governo dos EUA, duplicar os recursos para combater o desmatamento ilegal.
Além de não aparecer no Orçamento, a promessa de duplicar recursos para fiscalização ambiental dependerá de corte em outras áreas para encaixar os recursos extras, já que a previsão orçamentária está no limite do teto de gastos —norma que impede o crescimento de despesas acima da inflação.
Mais cedo nesta semana, Greta afirmou em entrevista coletiva virtual da OMS (Organização Mundial da Saúde) na segunda-feira (19) que Bolsonaro “falhou em tomar responsabilidades para preservar as condições de vida atuais e futuras da humanidade”, referindo-se à gestão do meio ambiente e da pandemia de Covid-19 pelo governo brasileiro.