NOVA ONDA

Holanda é 1º país da Europa ocidental a retomar restrições para frear novo avanço da Covid

Continente vê aumento de infecções desde o verão; governo determina horário menor a restaurantes e lojas por 3 semanas

Holanda é 1º país da Europa ocidental a retomar restrições para frear novo avanço da Covid - (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Holanda se tornou nesta sexta-feira (12), o primeiro país da Europa Ocidental a retomar medidas mais rígidas de isolamento social por causa da Covid desde o começo do verão no Hemisfério Norte. O continente voltou recentemente a ser considerado o epicentro da pandemia no mundo.

O governo anunciou que restaurantes e lojas terão que fechar mais cedo, assim como supermercados e lojas de artigos não essenciais. As regras valem já a partir de sábado (13). O primeiro-ministro Mark Rutte disse que as restrições que os holandeses pensavam que haviam acabado para sempre serão impostas a princípio por três semanas.

“O vírus está em toda a parte e precisa ser combatido em todos os lugares”, disse o político, em pronunciamento televisionado. O governo também proibiu a presença de torcedores em gandes eventos esportivos e passou a recomendar que os holandeses não recebam mais do que quatro visitantes em casa e, se puderem, voltem a trabalhar em esquema de home office.

Rutte chamou o anúncio de “mensagem muito desagradável, com medidas muito desagradáveis e de longo alcance”.

Pelas novas regras, bares e supermercados deverão fechar as portas às 20h, e lojas não essenciais, às 18h. A emissora de televisão EuroNews noticiou que uma organização que representa proprietários de comércio reclamou da decisão. “O setor de serviços está, novamente, pagando a conta pelas falhas das políticas governamentais”, declarou a entidade, em comunicado.

Por outro lado, escolas, cinemas, teatros e salas de concerto permanecerão abertos.