Holanda fecha fronteiras com União Europeia a partir de dezembro
Objetivo da Holanda é o de controlar fluxos migratórios para a Holanda. O país faz fronteira com a Bélgica e com a Alemanha
O governo da Holanda comunicou, na última segunda-feira (11), a decisão de fechar sua fronteira terrestre com a União Europeia a partir do dia 9 de dezembro, por um período de seis meses.
De acordo com a ministra da Migração, Marjolein Faber, o objetivo é controlar fluxos migratórios para a Holanda. O país faz fronteira com a Bélgica e com a Alemanha, ambos países que fazem parte da zona de livre circulação de cidadãos e mercadorias da União Europeia.
A legislação do bloco permite que, em situações extraordinárias, os países dessa zona (chamada de Espaço Schengen) têm autorização para fechar suas fronteiras.
“Queremos tornar a Holanda o menos atraente possível”, disse a ministra da Migração, que é da extrema direita.
O fechamento de fronteiras faz parte de um amplo pacote, aprovado em outubro deste ano, com medidas para desestimular a imigração, como proibição da entrada de acompanhantes de solicitantes de asilo e a polêmica medida de declarar regiões da Síria, país atualmente em guerra, como seguras, para que agentes de imigração holandeses possam negar o visto de refugiado a cidadãos sírios.
As medidas foram uma exigência da ala da extrema direita da aliança, liderada por Geert Wilders, que se diz antimuçulmano e é contrário a um pacto que a União Europeia tenta fazer para uma política de asilo comum para cidadãos que fogem de guerras.