Homem é executado por familiar diante de milhares de pessoas em estádio no Afeganistão
Esta é a sexta execução pública desde que o Talibã retomou o poder, em 2021
Um homem condenado por assassinato foi executado nesta quarta-feira com três tiros dentro de um estádio no leste do Afeganistão. Esta é a sexta execução pública desde que o Talibã retomou o poder, em 2021, segundo um levantamento da AFP. O homem foi morto por um familiar diante de milhares de pessoas no estádio de futebol de Gardez, capital da província de Paktia.
Na véspera da execução, o governo regional convocou a população através das redes sociais para “participar do evento”. Diversos ministros e funcionários provinciais estiveram presentes.
Segundo a Suprema Corte, a ordem de execução foi assinada pelo líder do Talibã, Hibatullah Akhundzada, que vive recluso em seu reduto no sul do Afeganistão, e governa o país por meio de decretos ou instruções.
De acordo com o tribunal, várias instâncias judiciais examinaram o caso “muito minuciosamente e várias vezes” antes da execução.
A família da vítima também foi consultada para saber se concederia o perdão e, após sua negativa, a execução foi ordenada com base no princípio islâmico de “qisas” ou lei de talião.
No estádio, uma arma foi entregue a um membro masculino da família, que disparou três vezes contra o condenado.
Em fevereiro, três homens foram executados na mesma semana. Em dezembro de 2022 e junho de 2023, ocorreram outras duas execuções de homens. Todos eles foram condenados por “assassinato”.
- Helicóptero do presidente do Irã caiu devido ao mau tempo, diz imprensa local
*VIA EXTRA