Homem é preso por homenagear rainha Elizabeth em Meca
"Pedimos a Deus que a aceite no céu e entre os justos", publicou o homem
Autoridades sauditas prenderam um homem que afirmou ter viajado para a cidade sagrada muçulmana de Meca para realizar uma peregrinação em homenagem à falecida rainha Elizabeth 2ª.
O homem, nascido no Iêmen, publicou na segunda-feira (12) nas redes sociais um vídeo no qual aparecia na Grande Mesquita de Meca, segurando um cartaz que dizia: “Umrah pela alma da rainha Elizabeth 2ª, pedimos a Deus que a aceite no céu e entre os justos”.
A umrah é uma peregrinação que pode acontecer a qualquer momento, ao contrário do hajj, que ocorre uma vez ao ano e atrai milhões de pessoas de todo o mundo.
A Arábia Saudita proíbe que peregrinos de Meca levem cartazes e cantem slogans. Além disso, não é permitido fazer a peregrinação umrah em nome de não muçulmanos, como a rainha, que foi chefe da Igreja Anglicana da Inglaterra.
Segundo um comunicado divulgado pela mídia estatal saudita, o iemenita preso foi encaminhado ao Ministério Público e foram tomadas medidas legais contra ele.
Nada de fotos, roupas ofensivas ou churrasco: as regras para se aproximar do caixão da rainha
A fila para se aproximar do caixão da rainha Elizabeth 2ª deve ter quilômetros e se mover dia e noite, e o público terá que passar por medidas de segurança similares às dos aeroportos e obedecer regras rígidas, como usar roupas adequadas, não tirar fotos nem usar telefones celulares.
Cerca de 750 mil pessoas devem passar em frente ao caixão fechado —sem parar diante dele— das 17h locais (13h em Brasília) de quarta-feira (14) até as 6h30 locais da manhã de seu funeral de Estado, na segunda (19).
O governo britânico aconselha as pessoas na fila a usarem protetor solar e uma “roupa adequada” ao clima, além de levarem comida e bebida, porque serão poucos os locais de compra no percurso.
Caso seja preciso ir ao banheiro, pulseiras serão distribuídas para sair da fila por alguns minutos. Para evitar acampamentos nos arredores, o governo proibiu barracas, churrascos e fogo.
As regras para entrar incluem se “vestir apropriadamente” para a ocasião, evitando “roupas com mensagens ofensivas ou políticas”, e “respeitar a dignidade do acontecimento”.
Apenas bolsas pequenas serão permitidas. Flores, pelúcias e outras homenagens estão proibidas no interior do edifício e devem ser depositadas em uma área específica do Green Park, perto do palácio de Buckingham.
Quem esperava registrar o momento para a posterioridade também vai se decepcionar, pois não é permitido filmar, fotografar ou utilizar telefones celulares e outros dispositivos portáteis no interior da sala.
+ Cortejo com corpo da rainha Elizabeth; vídeos