ÁSIA

Irã é capaz de construir uma bomba nuclear, diz assessor de líder supremo do país

País pode enriquecer urânio em poucos dias, mas não decidiu se vai produzir armamento, afirma oficial do governo

Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã (Foto: Reprodução - Youtube)

Teerã é tecnicamente capaz de fabricar uma bomba nuclear, mas ainda não decidiu se vai construir uma, disse um assessor sênior do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, ao serviço árabe da Al Jazeera neste domingo (17).

“Em poucos dias conseguimos enriquecer urânio em até 60% e podemos facilmente produzir urânio enriquecido em 90%”, acrescentou Kamal Kharrazi. Urânio enriquecido é um dos elementos de uma bomba nuclear.

Em 2018, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou o acordo nuclear fechado em 2015 entre Teerã e as potências mundiais. O pacto, conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), contemplava suspender algumas sanções econômicas contra o Irã em troca de limites rígidos a seu programa nuclear.

Depois que Trump retirou os EUA do pacto, o Irã passou a ultrapassar os limites da atividade nuclear. Nos últimos meses do ano passado, o país começou a enriquecer urânio a níveis sem precedentes e restringiu as atividades dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organismo da ONU responsável por supervisionar as instalações iranianas.

O Irã nega há muito tempo que quer produzir armas nucleares, dizendo que refina urânio apenas para a geração de energia para uso civil. Ainda segundo Teerã, as violações do acordo internacional são reversíveis se os Estados Unidos suspenderem as sanções e voltarem ao acordo.

Contudo, as negociações indiretas entre o Irã e o governo do presidente Joe Biden, que visam trazer Washington e Teerã de volta ao cumprimento do pacto nuclear, estão paralisadas desde março.